NÓBREGA E BRUNO EM DESTAQUE NO TRIATLO LONGO DA LAURISSILVA

IMG 1461No passado domingo teve lugar a 2ª edição do Triatlo Longo da Laurissilva, 1ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Longo e também Campeonato Regional Individual de Triatlo Longo. A fraca adesão de atletas de fora da Região (apenas 20, sendo que alguns só marcaram presença como convidados da organização), o número total de participantes (apenas 38), a total ausência de público (tanto na partida, como ao longo da prova, como no Faial onde de desenrolava a corrida) foram uma vez mais os dados marcantes desta prova, sublinhando a falta de visão da organização (ARTM e FTP), que tardam em compreender as muitas limitações desta ideia e a reduzida adesão a que estará sempre condenada.

A organização uma vez mais demonstrou limitações várias para uma prova desta natureza, com horários previstos de partida  desadequados com a luz do dia, erros de alguns dos atletas favoritos em algumas zonas do percurso de ciclismo por falta de sinalização/colaboradores (tal como já tinha acontecido no ano passado), erros pelo mesmo motivo para os 2 atleta da frente na fase inicial da corrida, 5 furos, 2 quedas, 2 desistências (números significativos para tão poucos atletas em prova), problemas logísticos vários antes, durante e depois da prova com o transporte do material, um percurso de corrida muito pouco apropriado para uma prova desta natureza, e nesta edição também problemas com o trânsito automóvel ao longo do ciclismo. Aspectos a elogiar foram os postos de abastecimentos e o controlo de tempos parciais, por ser realizado manualmente e sem erros.        

A nível desportivo, a exigência da prova este ano foi ainda maior, com a extensão adicional da quilometragem do ciclismo e com a escolha de parte do percurso da corrida em piso irregular de terra, tornando-a ainda mais selectiva e colocando à prova a capacidade e superação dos atletas.

O Ludens Clube de Machico/Ourinvest Talento Gótico marcou presença através de 5 atletas masculinos. Os principais destaques vão para as prestações de Carlos Nóbrega (Vet.1) e Bruno Freitas (Sub-23), que alcançaram a vitória nos escalões respectivos, conseguindo ainda o 6º e 7º lugar absoluto da prova e as duas primeiras posições entre os atletas regionais.

Carlos Nóbrega realizaria uma prova equilibrada, recuperando 3 posições no final no seu segmento mais forte, e fazendo a 4ª melhor corrida do dia (1h24m28s). Bruno Freitas, na sua estreia em provas longas, seria o 3º a terminar a natação (25m42s), realizando uma parte inicial do ciclismo prudente e recuperando depois nas zonas mais sinuosas do percurso, e marcando o 4º melhor parcial de ciclismo da prova (3h10m04s). Na corrida final, apesar de ter perdido 3 posições, conseguiu realizar uma adequada gestão do ritmo, perante as dificuldades impostas por uma prova muito exigente para a estreia nesta distância. Aurélio Góis viria a realizar um segmento de natação dentro do seu nível habitual (30m21s), acusando maiores dificuldades na fase final da prova, fechando a classificação colectiva no 20ºlugar da classificação geral absoluta (8º entre os atletas regionais) . Élio Costa realizou também uma prova equilibrada, embora com naturais dificuldades na corrida final, enquanto Fernando Teixeira optaria por fazer os segmentos iniciais de forma mais controlada, o que lhe permitiu chegar à corrida final com algum à-vontade.  

Por equipas o Ludens seria o 2ª classificado e melhor equipa regional, atrás do Garmin Olímpico de Oeiras.

Classificações: http://triatlomadeira.com/2013/04/ii-triatlo-longo-costa-da-laurissilva-classificacoes/
Notícia ARTM: http://triatlomadeira.com/2013/04/ii-triatlo-longo-costa-da-laurissilva-2012/
Vídeo da prova (Ivan Roxo): http://www.youtube.com/watch?v=COtjFtOU44s&feature=youtu.be

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin