Informações Gerais

Organização: Ludens Clube de Machico em parceria com o Clube Aventura da Madeira
Data: 23 de novembro de 2014
Local: Machico
Âmbito: Circuito Urbano Madeira 2014
Direção de Prova: Domingos Nóia
Traçador Percursos: Nelson Baroca

Programa
18 de novembro de 2014 – Data limite para inscrições nos escalões de competição. Para além desta data só serão aceites inscrições para escalões abertos e estarão dependentes da disponibilidade de mapas. Todas as inscrições efetuadas até 18 de novembro serão contabilizadas para efeitos de pagamento.
23 de novembro de 2014
09h00 – Abertura do secretariado (Edifício do Porto de Recreio de Machico)
10h00 – Início da competição
12h00 – Cerimónia de entrega de prémios

Sistema de Controlo
Será usado o sistema de controlo electrónico Sport-Ident (SI Card). No caso de falha do sistema electrónico, os participantes deverão picotar um dos quadrados de reserva no mapa.
Mais informações sobre o sistema de controlo electrónico de provas Sportident

Prémios
Medalhas para os três primeiros classificados de cada escalão.

Classes
Classes Abertas – (Promoção – Orientação para todos):
 – Fácil curto (OPT1) – Percursos curtos, recomendados a participantes sem experiência na orientação. Podem ser realizados individualmente ou em grupo.
 – Fácil longo (OPT3) – Percursos mais longos, recomendados a participantes de qualquer idade, com pouca experiência em orientação. Podem ser realizados individualmente, em pares ou em grupo.

Escalões e categorias de competição:

escaloes ori

Lista de partidas
A lista de partidas estará disponível no secretariado no dia do evento.

Resultados
Os resultados provisórios serão afixados na área das chegadas. Os resultados oficiais estarão disponíveis no site do clube (www.ludensmachico.pt).

Peitorais
Os peitorais devem ser colocados à frente. Todos os peitorais entregues aos participantes não federados devem ser devolvidos no final da prova.

Partidas
As partidas serão feitas pelo menos de 3 em 3 minutos. Os atletas deverão estar atentos ao seu tempo de partida.
Na partida, os atletas têm de passar por três secções consecutivas. Quando o relógio da partida indicar a hora de partida do atleta, este deve entrar para a primeira secção. Isto terá lugar 3 minutos antes da partida. Aí serão confirmados, o nome e o peitoral do atleta.
Na segunda secção, o atleta recolhe a sinalética, a qual contém a descrição dos pontos de controlo (recomenda-se o uso de suportes de sinalética para facilitar a sua leitura durante a prova). A sinalética estará também impressa no mapa. Na terceira secção (última), o atleta desloca-se até à caixa que contém o mapa do seu escalão e aguarda ao lado desta até à hora de partida, sem ver o mapa.
Na hora da partida, o atleta tira o mapa da caixa (cada atleta é responsável por tirar o mapa correcto) e segue as fitas que marcam o percurso até ao triângulo da partida (indicado no terreno por uma baliza sem picotador e no mapa por um triângulo).
Os atletas que chegarem atrasados à partida, serão imediatamente identificados e sairão logo que a organização indique. Estes não receberão uma nova hora de partida.

Chegadas
Todos os atletas deverão cruzar a linha de chegada e descarregar o chip (SI-Card), mesmo os que não completem a totalidade do percurso. Se tal não acontecer, poderão ser considerados perdidos e desencadear uma operação de busca.

Desclassificações
Qualquer praticante será desclassificado, se:
a) Ter em falta algum ponto de controlo;
b) Não executar o percurso pela ordem estabelecida pela organização;
c) Perder o SI-Card;
d) Chegar para além do tempo limite para a execução da prova (2 horas);
e) Provocar danos em áreas privadas ou ajardinadas;
f) Desrespeitar as normas gerais de protecção da floresta;
g) Infringir outras regras estabelecidas pela organização;

Água Potável
Haverá água potável na zona de chegada.

Primeiros Socorros
Haverão primeiros socorros nas chegadas. Todos os atletas em prova têm por obrigação auxiliar os demais atletas em caso de acidente.

Seguro
Este evento está coberto pelo seguro de acidentes pessoais da Federação Portuguesa de Orientação, quer sejam atletas federados ou não federados. O evento está ainda coberto pelo seguro de responsabilidade civil da responsabilidade da Associação de Orientação da RAM.
Em caso de acidente, os sinistrados ficam responsáveis por cobrir tudo aquilo que exceda os limites de cobertura das referidas apólices.

Regras de competição
Será utilizado o regulamento de competições da FPO 2014. Os organizadores poderão estabelecer regras especiais, respeitando os regulamentos em vigor.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin