Disputou-se hoje (domingo) o Campeonato Nacional de Triatlo para os escalões Júnior e Cadete, com a realização do Triatlo de Esposende, realizado na distância sprint (750 metros de natação, 20 Km de ciclismo e 5 Km de corrida). Marcaram presença na prova três atletas do Ludens Clube de Machico: Diogo Nóbrega (júnior), Francisco Luís (cadete) e Gonçalo Luís (cadetes), este último a estrear-se nas competições nacionais fora da Região.
Com o percurso de natação um pouco mais longo (850 metros) mas com a corrente a favor, as diferenças à saída da água foram mínimas entre os favoritos, formando-se durante o ciclismo um grupo extenso na frente, que integrava Diogo Nóbrega. Com a segunda transição e o início do segmento de corrida, o triatleta madeirense ainda no 1º ano do escalão júnior lutou pela medalha de bronze, posição que viria a perder ao sprint para o seu colega da seleção nacional júnior, André Dias (Sporting CP). Apesar de terem terminado no mesmo segundo (com o tempo total de 55 minutos e 53 segundos), e tendo realizado exatamente o mesmo parcial nos 5000 metros finais de corrida (16m32s) o sistema de cronometragem da prova viria a dar a vitória do sprint ao sportinguista. Diogo viria a ser 4º júnior e 7º classificado absoluto, numa prova ganha por Gil Maia (S.L.Benfica), melhorando de forma assinalável a sua prestação em 2014, onde havia sido o 7º cadete e 32º absoluto.
Francisco Luís e Gonçalo Luís (cadetes de 2º e 1º ano, respetivamente), sendo ambos atletas com melhores prestações no Duatlo que no Triatlo, viriam a realizar uma prova de trás para a frente, recuperando várias posições no ciclismo e na corrida final. Entre os cadetes, Francisco Luís viria a ser 15º (1:01:32) e Gonçalo 17º (1:02:51), ambos com prestações regulares e dentro das expectativas. Francisco Luís em relação a 2014 viria a melhorar 8 posições no escalão de cadetes, 30 posições na geral absoluta e 4 minutos e 10 segundos no tempo final.
Por equipas, a jovem equipa do Ludens, constituída por 1 júnior e 2 cadetes alcançaria a 8ª posição absoluta, entre 26 equipas que pontuaram colectivamente para a Taça de Portugal.
Classificações: