Ludens organizou com sucesso o 1º SwimRun

Realizou-se esta manhã a primeira prova na Região e segunda a nível nacional de SwimRun, modalidade que junta a natação de águas abertas com o trail running, numa comunhão de excelência com a natureza.
Organizado pelo Ludens Clube de Machico, com o apoio da Câmara Municipal de Machico e da Quinta do Lorde, o evento contou com a presença dos impulsionadores da modalidade em Portugal, que organizaram este ano o Arrabida SwimRun, prova de estreia deste vertente no país.
Com partida na Quinta do Lorde e chegada ao porto de recreio de Machico, a prova teve uma extensão de 14 Km (521 metros de desnível positivo), com 7 segmentos consecutivos (4 de corrida e 3 de natação) em que os atletas não podem trocar de material.
Com 2 dezenas de atletas presentes, a partida teve lugar às 9h30, com os segmentos de Trail a apresentarem alguma lama e um piso algo escorregadio, embora as maiores dificuldades estivessem claramente nas condições de mar, especialmente no segmento entre a Quinta do Lorde e a Prainha, que constituiu um verdadeiro desafio, face à ondulação significativa e desordenada.
O duo formado por Carlos Nóbrega (ADC Jardim da Serra) e Francisco Luís (Ludens Clube de Machico) liderou durante o primeiro percurso de corrida, mas depois Carlos Nóbrega viria a impor a sua maior experiência e consistência, ganhando logo vantagem no primeiro segmento de natação, aumentando paulatinamente o seu avanço e cortando a meta com o tempo final de 1h40m54s.
Pedro Ideia Freitas viria a ser uma das grandes revelações da prova, juntado duas modalidades da qual já é praticante assíduo, terminando na 2ª posição com 1h46m04s e batendo Francisco Luís, que foi 3º classificado em 1h51m49s.
Na competição de duplas, formato original desta modalidade, em que os atletas têm de permanecer juntos ao longo de toda a prova e ajudam-se mutuamente, Miguel Franco e Ricardo Melim viriam a vencer, com 2h03m49s, com João Duarte/Leandro Nunes a terminar na 2ª posição, em 2h37m53s.
Para 2018 prevê-se a realização dum circuito nacional, possivelmente com 5 etapas, onde a prova de Machico poderá a vir a estar incluída.
[siteorigin_widget class=”Sydney_Action”][/siteorigin_widget]