Triatlo

 

O Triatlo iniciou a sua actividade no clube na época de 2005-2006, através do Prof. Victor Rodrigues, tendo sido o primeiro clube a nível regional a filiar atletas na Federação de Triatlo de Portugal. O primeiro Campeonato Regional de Triatlo foi organizado em 22 de Outubro de 2006, em Machico, numa organização conjunta do Ludens e da FTP. Durante os primeiros anos de actividade da modalidade na Madeira, foi o Ludens de Machico que deu apoio ao funcionamento da Delegação Regional de Triatlo, até à formação da Associação Regional de Triatlo da Madeira, em Julho de 2008.

Actualmente é a modalidade com mais expressão no clube, contando com um grupo de atletas muito bem cotados ao nível regional e nacional. Tiago Silva foi o nosso triatleta com maior currículo a nível nacional e internacional, com diversas conquistas, entre as quais diversos títulos nacionais de Duatlo (como sub-23 e também absoluto), tendo alcançado em 2009 a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Duatlo, nos EUA, no escalão de sub-23, e marcado presença nos Campeonatos do Mundo de Elite em 2012, disputado em Nancy (França), onde foi 18º classificado.

Durante estas épocas diversos atletas do clube atingiram pódios nos seus escalões etários em vários Campeonatos Nacionais, como foram os casos de Paulo Margarido, Duarte Mendonça, Marília Aveiro, Carlos Nóbrega, Ricardo Gouveia e Bruno Freitas.

Presentemente, Diogo Nóbrega é o atleta mais representativo do clube, tendo alcançado a selecção nacional pela primeira vez na época de 2014, participando na Holanda na prova europeia na prova de apuramento para os Jogos Olímpicos da Juventude.

O enquadramento técnico da modalidade é assegurado por Vítor Jesus e Bruno Freitas (escalões de formação) e por Duarte Mendonça e Carlos Nóbrega (escalões superiores), para um total de cerca de 40 atletas filiados.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin