TIAGO SILVA VENCE NO PORTO MONIZ

Tiago Silva Vencedor V Triatlo Porto MonizDisputou-se no passado sábado a 5ª edição do Triatlo do Porto Moniz, 3ª etapa do Circuito Regional de Triatlo, integrando ainda a 4ª prova do Circuito Jovem, destinado aos escalões de formação.

A bela vila da costa norte da ilha foi palco de uma das provas mais apreciadas e duras do Circuito Regional, que se disputou na distância sprint (750 metros de natação, 20 Km ciclismo e 5 Km de corrida), sob excelentes condições climatéricas, contando com a presença de cerca de uma centena de atletas, em representação de 10 clubes regionais.

Na prova principal, a emotividade foi elevada, com 4 líderes, começando com o domínio inicial de Duarte Mendonça (sénior do Ludens de Machico), vencedor da edição desta prova no ano passado, que iniciou o segmento de ciclismo isolado. Em sua perseguição seguiam Celso Nóbrega (júnior do Clube Naval do Funchal) e Filipe Baptista (sub-23 do Ludens), seguidos de Roberto Lúcio (sénior do Clube Aventura da Madeira).

O desafiante e duro percurso de ciclismo decorreu em apenas uma volta, todo percorrido na via-expresso, com ida e regresso ao Seixal. No retorno, Celso Nóbrega já havia conseguido aproximar-se da roda do líder da prova, com Filipe Baptista a manter-se na 3ª posição, e com Tiago Silva já no 4ª lugar. A difícil subida final da Ribeira da Janela ditou diferenças entre os mais fortes, com o júnior Celso Nóbrega a chegar ao parque de transição na liderança da prova, trazendo consigo Filipe Baptista, que conquistou a 2ª posição na última subida do segmento. Duarte Mendonça surgia no parque de transição a 20 segundos do duo líder da prova, com Tiago Silva a uma distância que lhe permitia ainda lutar pela vitória na prova.

E foi isso que veio a acontecer, com o campeão nacional de duatlo sub-23 a realizar uma excelente corrida final, ultrapassando os 3 atletas que seguiam na sua frente. Na 2ª posição na meta surgia Filipe Baptista, seguindo de Duarte Mendonça, que desta forma completaram o pódio absoluto. Duarte Nóbrega (sénior do Andorinha), depois de uma corrida final bastante forte conseguiu ainda alcançar Celso Nóbrega, o talentoso júnior que uma vez mais mostrou forte potencial para a modalidade, faltando-lhe apenas uma maior experiência na gestão da prova. Paulo Margarido (Ludens de Machico) também viria a recuperar várias posições na corrida final, ultrapassando Roberto Lúcio e Ricardo Gouveia (Clube Naval da Calheta).

Nos veteranos II, a competição também esteve ao rubro, com Joaquim Fernandes (Andorinha) a vencer Paulo Silva (Ludens) e Francisco Viveiros (Clube Montanha do Funchal), enquanto Adelino Carvalho (Ludens) vencia uma vez mais os veteranos III.

Nas senhoras, Cristina Nascimento (Clube Naval da Calheta) voltou a vencer, enquanto nas estafetas a equipa de Nuno Araújo, Francisco Brito e Carlos Fernandes, derrotava Pedro Sousa, Bruno Canha e Dario Gonçalves, com Remígio Rodrigues, Maurício Sousa e Olga Pinto na 3ª posição. Por equipas, o Ludens Clube de Machico foi o natural vencedor, com a 2ª posição a pertencer ao Clube de Futebol Andorinha, seguido do Clube Aventura da Madeira

A prova foi organizada pela Delegação Regional da Federação de Triatlo de Portugal, com os apoios da Câmara Municipal do Porto Moniz, CDC Porto Moniz, Clube Naval do Seixal, Coca-Cola/Powerade, Leça&Fernandes e Hotel Moniz Sol.

A próxima competição do calendário regional será o “Triatlo dos 500 anos do Funchal”, a ser disputado no dia 27 de Julho, na distância olímpica (1500 metros de natação, 40 Km de ciclismo e 10 Km de corrida).

Prova Jovem

Na competição destinada aos escalões de formação, estiveram em prova 26 atletas. Lisandra Alves e Nuno Vieira venceram nos benjamins, enquanto Filipe Oliveira superiorizava-se nos infantis masculinos. Cristina Costa e Pedro Roxo dominaram nos iniciados, enquanto Marisa Alves vencia nos juvenis femininos. Nesta categoria, mas nos masculinos, nova disputa cerrada entre João Martins e João Gomes, com a vitória do primeiro a ser decidida no segmento de corrida.   

Classificação Absoluta

Classificação por Categorias

Classificação por Equipas

Classificação Prova Jovem

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin