Tiago Silva vence Triatlo dos 500 anos do Funchal

triatlo olimpico Funchal 500 anos, Tiago Silva

Teve lugar, ao final da tarde de ontem, o Triatlo Olímpico “Funchal 500 Anos”, competição pontuável para o Circuito Regional de Triatlo da Madeira, organizada pela Delegação Regional de Triatlo da Madeira e pela Comissão dos 500 Anos da Câmara Municipal do Funchal, com os apoios do Clube Naval do Funchal, Coca-Cola/Powerade e Leça & Fernandes.

Junto ao cais da cidade, marcaram presença 63 atletas: 33 realizaram a prova individualmente, enquanto 30 compuseram as 10 equipas de estafeta participantes. Esta foi, para muitos dos atletas regionais, a primeira experiência na distância olímpica (1500 metros de natação, 40 Km de ciclismo e 10 Km de corrida).

Na praia do Funchal, junto ao cais da cidade, foi dada a partida, pelas 19h00, para a primeira de 3 voltas de 500 metros. Duarte Mendonça (Ludens de Machico) assumiu a liderança no 1º segmento, chegando ao parque de transição com 17:32. Emanuel Gonçalves (equipa de estafeta do Clube de Montanha do Funchal) era o segundo, com 18:19, seguido de Cláudio Freitas (estafeta do CAF/Grupo Sá), com 19:15. Na competição individual, Celso Nóbrega (júnior do Clube Naval do Funchal) era 2º (20:12), trazendo consigo Filipe Baptista (sub-23 do Ludens). Tiago Silva (sub-23 do Ludens), um dos principais candidatos à vitória final, surgia no parque de transição na 10ª posição, com 23:29.

No segmento de ciclismo, as estafetas recuperaram com naturalidade várias posições, com Ricardo Abreu (equipa A do Andorinha) a anular a desvantagem, chegando ao parque de transição com Vítor Fernandes (Clube Montanha do Funchal).  Na competição individual, Filipe Baptista alcançou Duarte Mendonça na 6ª volta, assumindo a liderança da prova, mas viria a ser alcançado já na 8ª e última volta por Tiago Silva, que realizou um ciclismo de muito bom nível. Celso Nóbrega era 3º no parque de transição, seguido de Duarte Mendonça e de João Viveiros (Ludens), que com um bom parcial de ciclismo ultrapassou Roberto Lúcio (Clube Aventura da Madeira).

Face a este cenário, estava encontrado o vencedor final, com Tiago Silva a aumentar a diferença na corrida final para Filipe Baptista , vencendo com o bom tempo final de 2h09m52s. Baptista foi 2º em 2h14m25s, enquanto Celso Nóbrega quedava-se pela 5ª posição, sendo alcançado por Duarte Mendonça e Carlos Duarte Nóbrega (Andorinha), 3º e 4º respectivamente. Paulo Margarido (Ludens) vencia os veteranos I com 2h20m19s, na 6ª posição da geral individual absoluta, enquanto nos veteranos II, a decisão ficou adiada para o sprint na recta da meta, com Joaquim Fernandes (Andorinha) a bater Francisco Viveiros (Clube de Montanha do Funchal). Nos veteranos III, Manuel Carvalho vencia uma vez mais, com Cristina Nascimento (Clube Naval da Calheta) a vencer no sector feminino. Por equipas, vitória do Ludens Clube de Machico, seguido do Clube Futebol Andorinha e Clube Aventura da Madeira.

Nas estafetas, a vitória acabou por ser da equipa A do Andorinha, com Carlos Ramos a superiorizar-se a Nuno Gonçalves (Clube Montanha do Funchal), com a equipa B do Andorinha a ser 3ª classificada e o CAF/Grupo Sá na 4ª posição.

A próxima competição regional será o Aquatlo de Santa Cruz, a disputar no dia 31 de Agosto, composto por 750 metros de natação e 5 Km de corrida, prova que integrará também o Aquatlo Jovem, destinado aos escalões de formação. Nos dias 13 e 14 de Setembro, será então a vez do Triatlo de Machico, competição pontuável para a Taça de Portugal de Triatlo, e que deverá contar uma vez mais com alguns dos principais nomes do triatlo nacional.

Resultados Finais:

Geral Individual Absoluta

Classificação Individual Escalões

Classificação por Equipas

Classificação Estafetas

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin