Filipe Baptista vence em Santa Cruz

Decorreu ontem, na cidade de Santa Cruz, o I Aquatlo de Santa Cruz, última prova pontuável para o Circuito Regional de Triatlo da Madeira/2008. O evento foi organizado pela Delegação da Madeira da Federação de Triatlo de Portugal e pela Câmara Municipal de Santa Cruz, contando com os apoios da Coca-Cola/Powerade, Leça & Fernandes e J.Roxo Alumínios. Quase uma centena de atletas marcaram presença nesta prova, a primeira do género realizada na Madeira.

 

A manhã começou com o Aquatlo Jovem, destinado aos escalões de formação da modalidade (benjamins, infantis, iniciados e juvenis), com destaque para os atletas das escolas do Ludens Clube de Machico e Clube de Futebol Andorinha, que puderam mostrar a notória evolução que vêm apresentando. Nos benjamins masculinos, Nuno Costa Câmara (Ludens) venceu os seus colegas de equipa Nuno Vieira e Humberto Marote, enquanto em femininos Lisandra Alves (Ludens) era primeira, seguida de Angelica Freitas (individual) e Carlota Boulhosa (Andorinha). Nos infantis masculinos, pódio totalmente preenchido pelo Andorinha, com Paulo Pinto (1º), Diogo Nóbrega (2º) e Tiago Ramos (3º). Nos iniciados, nova vitória para Micael Franco (Ludens), seguido de Pedro Roxo (Ludens) e Alexandre Silva (Andorinha). No mesmo escalão, mas em femininos, vitória para Cristina Costa, seguida de Daniela Vieira, ambas do Ludens. No escalão de juvenis, excelente estreia de Henrique Gouveia, seguido de Paulo Flora e João Martins (todos do Ludens), enquanto nos femininos Michelle Neves (atleta não federada) foi a grande surpresa, sendo seguida de Marisa Alves e Carla Vieira.

 

Na prova principal, disputada nas distâncias de 750 metros de natação (2 voltas) e 5000 metros de corrida (2 voltas), a expectativa era grande. O segmento de natação foi dominado por 2 atletas, Gonçalo Nuno Araújo (veterano II não federado) e Filipe Baptista (sub-23 do Ludens), que chegaram ao parque de transição com alguma vantagem. Surgiam depois André Ferreira (júnior do Andorinha), Roberto Lúcio (sénior do Clube Aventura) e finalmente Duarte Nóbrega (sénior do Andorinha), que sendo um dos triatletas mais fortes no segmento de corrida, poderia ainda lutar pelos lugares da frente. Filipe Baptista, campeão nacional de Aquatlo no escalão de sub-23, acabou por gerir a vantagem até final, com Duarte Nóbrega e recuperar muitas posições, mas a não ser suficiente para anular os 16 segundos que o separaram do vencedor. Roberto Lúcio foi 3º, com Paulo Margarido (1º Veterano I) a recuperar também muitas posições na corrida final, terminando na 4ª posição, muito próximo do pódio. André Ferreira, apesar de ter perdido algumas posições na corrida, venceu no escalão júnior, enquanto Gonçalo Araújo era o melhor Veterano II (bateu Francisco Viveiros, do Clube de Montanha do Funchal, o melhor federado deste escalão) e também o primeiro dos não-federados, com a 6ª posição da geral absoluta. Sérgio Pestana (senior) e Remígio Rodrigues (vet.I) foram outros dois atletas não-licenciados com excelentes prestações. Manuel Carvalho (Ludens) foi novamente o vencedor nos Vet.III, enquanto Cristina Nascimento (Clube Naval da Calheta) vencia uma vez mais entre as senhoras. Iolanda Henriques e Tânia Abreu foram as melhores senhoras entre as não-licenciadas. Nas estafetas, a equipa dos Horários do Funchal, composta por Fábio e António Gonçalves foi a vencedora, seguida pelas duplas Débora Pereira/Filipe Ferreira e Vanessa Silva/Narciso Fernandes.  Destaque especial para a crescente participação de atletas veteranos no Circuito Regional, de que foi um excelente exemplo nesta prova o desempenho do veterano IV Maurício Branco.

Colectivamente, estreia no lugar mais alto do pódio do Clube de Futebol Andorinha, que destronou o Ludens de Machico, com a 3ª posição a pertencer ao Clube Aventura da Madeira.

Machico a 13 e 14 de Setembro  

No fim-de-semana de 13 e 14 de Setembro, a cidade de Machico acolherá a mais importante prova regional. O Triatlo Cidade de Machico é pontuável para a Taça de Portugal da modalidade, devendo contar, a exemplo da edição do ano passado, com muitos dos principais nomes da modalidade a nível nacional. Na véspera (sábado, dia 13), realizar-se-á o Aquatlo Jovem de Machico, prova pontuável para o Circuito Nacional Jovem, e que deverá trazer à Região muitos jovens triatletas continentais. Todas as inscrições para a prova de Machico serão realizadas através do site da Federação de Triatlo de Portugal, não existindo inscrições abertas no site Triatlo Madeira.

Classificações

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin