Triatlo_Apresentação

 

Em 2006, o Ludens Clube de Machico, através do professor Victor Rodrigues, torna-se o primeiro clube da Região a filiar-se na Federação de Triatlo de Portugal. Em 22 de Outubro de 2006, organiza naquela cidade o “I Campeonato Regional da Madeira”, disputado em distância sprint (750m/20Km/5Km), juntando nas diversas provas e distâncias aproximadamente 70 triatletas, oficializando-se desta forma o arranque competitivo da modalidade na Região.

Em 2007, sob organização do Ludens é planeado pela primeira vez um Circuito Regional da modalidade, com 5 provas, a disputar no Funchal, Ribeira Brava, Calheta, Porto Moniz e Câmara de Lobos. A primeira prova, o “Duatlo do Funchal” juntou cerca de 50 triatletas, mas rapidamente acontece o “boom” da modalidade, chegando à centena e meia de participantes apenas duas provas depois, apesar da escassez de recursos e de apoios, naturais num primeiro ano de actividade.

Ao mesmo tempo, triatletas madeirenses começam a surgir em algumas provas de cariz nacional e internacional. Cerca de 70 federados, pertencentes a 6 clubes, nos mais diversos escalões, formam o núcleo duro de arranque desta modalidade na Região, que prova ter boas condições naturais para a sua prática, apesar da exigente orografia das suas estradas limitar o treino do segmento de ciclismo.

No dia 23 de Setembro de 2007, realiza-se o V Triatlo de Machico, simultaneamente penúltima etapa da Taça de Portugal, Campeonato Nacional de Juniores e II Campeonato Regional da Madeira. João Silva e Vanessa Fernandes vencem a nível absoluto, e Tiago Silva sagra-se campeão regional.

 

 

Vanssa Fernandes cortando a Meta em 1º lugar no Escalão Elite  Feminino, no V Traitlo de Machico – 2007

O Ludens Clube de Machico, classifica-se em 1º Lugar – Equipas, no VI Triatlo de Machico – 2008, com Tiago Silva segurando o Troféu

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin