Ludens domina I Duatlo Extreme de Santana

Numa organização da Câmara Municipal de Santana, Clube Desportivo Escola de Santana e Associação Regional de Triatlo da Madeira, disputou-se na manhã de hoje o “I Duatlo Extreme Cidade de Santana/Powerade”, que juntou no norte da ilha mais de uma centena de atletas, com nota de destaque para as provas jovens, que vêm contando com cada vez maior adesão. A estreia da cidade de Santana no calendário regional mereceu também a presença de muito público, que não se cansou de incentivar os atletas.

A manhã começou com a disputa da prova principal, destinada aos triatletas do escalão júnior e superiores. Apesar da prova ser realizada na distância sprint, a dureza e exigência dos percurso de corrida e ciclismo faziam antever uma competição onde a capacidade de sofrimento e superação seriam aspectos fundamentais. Após a primeira corrida de 4,5 Km realizados em 2 voltas, um numeroso grupo de 8 atletas, onde se incluiam os principais candidatos à vitória, entrou no parque de transição com curta diferença entre si. Tiago Silva (Ludens de Machico) e Roberto Lúcio (Clube Naval da Calheta) colocaram-se por esta ordem nas duas primeiras posições, cavando ao longo do selectivo percurso de ciclismo alguma diferença para os perseguidores. Mais atrás, a disputa pelo 3º lugar era travada por vários atletas, entre os quais dois júniores do Ludens (Henrique Gouveia e Bernardo Martins), Duarte Martins (Andorinha), Miguel Gonçalves (Clube Aventura) e Bruno Silva (A.D.C. São Paulo). Com o abandono de Henrique Gouveia (avaria mecânica), assistiu-se a uma excelente recuperação de Paulo Freitas (outro júnior do Ludens Clube de Machico), que num percurso mesmo à medida das suas características, foi recuperando várias posições até alcançar a 3ª posição com que terminou o segmento de ciclismo. Na frente da prova, Tiago Silva construía uma vantagem folgada à entrada para a última corrida, e terminava com o tempo final de 1h02m05s, seguido de Roberto Lúcio, que cruzou a linha de meta com 1m50s de diferença. Na luta pela última posição do pódio, Duarte Martins encetou uma excelente recuperação na corrida final, insuficiente no entanto para bater Paulo Freitas antes da linha de meta. Com Bernardo Martins na 5ª posição, Valter Freitas (Ludens) seria 6º e vencedor entre os sub-23, Joaquim Fernandes (Andorinha) 7º e o melhor entre os veteranos II, com Miguel Gonçalves, Bruno Silva e Humberto Gomez (ADC São Paulo) e fecharem o top-ten da classificação geral absoluta.

Nos femininos, Ana Cristina Perestrelo (Clube Naval da Calheta) dominou por completo a competição, com Marisa Alves (júnior do Ludens) e Fabíola Fernandes (júnior do Andorinha) a significativa distância. Por escalões, Paulo Margarido (Ludens de Machico) foi o vencedor dos Veteranos I, Óscar Pereira (Clube Aventura) dos Vet. III e Adelino Carvalho (Nacional) dos Vet. IV. Nos não federados, Mário Moniz e Vítor Jesus, dois especialistas do ciclismo, foram os mais rápidos. Colectivamente, domínio do Ludens Clube de Machico, que colocou 6 atletas nas 12 primeiras posições da geral. Destaque especial para os atletas da casa (Clube Desportivo Escola de Santana), com Alexandre Ornelas a ser o melhor, na 31ª posição absoluta e 6º júnior.

Texto de Duarte Mendonça 

(fonte: www.Triatlomadeira.com) 

Resultados Oficiais:

Classificação geralhttp://triatlomadeira.com/wp-content/uploads/2010/06/duatlo-de-santana-absrectif.pdf

Classificações por Escalõeshttp://triatlomadeira.com/wp-content/uploads/2010/06/santana-escaloes.pdf 

Fotos do Evento:

Imagens de Nuno Gonçalves:

http://picasaweb.google.pt/nunogoncalves/DuatloExtremeSantana06062010

Imagens de Joaquim Fernandes:

http://picasaweb.google.pt/103453204691273083628/Santana?authkey=Gv1sRgCNf23LjRqMPVDg&feat=directlink#

 

 

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin