Disputou-se esta manhã, num local com excelentes condições para a prática dos 3 segmentos da modalidade, a VIII edição do “Triatlo Cidade de Machico”, competição que na qualidade de Campeonato Regional de Triatlo da Madeira, atribuía os títulos regionais nos vários escalões. Com a presença de 170 atletas distribuídos pelas várias provas, incluindo 6 equipas continentais, a edição deste ano contou com algumas inovações nos percursos, que acabaram por trazer um maior equilíbrio competitivo à prova.
Os grandes vencedores da competição principal, disputada na distância sprint (750 metros de natação, 20 Km ciclismo e 5 Km de corrida) foram Tiago Silva (Ludens Clube de Machico) e Cristina Nascimento (Clube Naval da Calheta), que desta forma conquistaram o título regional sénior e absoluto de Triatlo.No segmento de natação, um trio composto por André Ferreira (sub-23 do Andorinha), Valter Freitas (sub-23 do Ludens) e Bruno Freitas (júnior do Ludens) liderou, entrando junto na primeira transição e com alguma vantagem sobre os perseguidores. No seu encalço surgia Roberto Lúcio (Naval da Calheta), e pouco depois Duarte Martins (Andorinha), Henrique Gouveia (Ludens) e finalmente Tiago Silva (Ludens).O ciclismo viria a ditar as principais mudanças na classificação. O entendimento entre os 3 atletas da frente não era o ideal, enquanto mais atrás um trio formado por Tiago Silva, Ricardo Gouveia (Andorinha) e Roberto Lúcio impunha um ritmo forte e encurtava significativamente a distância para os da frente. André Ferreira acabaria por isolar-se no comando, sendo alcançado apenas na última volta por Tiago Silva e Ricardo Gouveia, com os 3 atletas a surgirem juntos na 2ª transição. Na corrida, Tiago Silva assumiu o comando, seguido de André Ferreira, que se apresentou em bom nível, com Ricardo Gouveia a conseguir segurar o último lugar do pódio, apesar da pressão de Roberto Lúcio e Valter Freitas. Em femininos, Sara Teixeira (Clube Aventura da Madeira) foi a primeira líder, nas no ciclismo Cristina Nascimento impôs os seus argumentos, confirmando o favoritismo. Sara foi 2ª (e campeã regional sub-23), enquanto Marisa Alves (Ludens) era 3ª absoluta e campeã regional júnior. Por escalões, nos masculinos, Bruno Freitas dominou nos juniores, seguido pelos seus colegas de equipa Henrique Gouveia e Bernardo Martins (Ludens Clube de Machico). Carlos Nóbrega e Joaquim Fernandes (Andorinha) foram os vencedores esperados nos veteranos I e II, tal como Óscar Pereira (Clube Aventura da Madeira) nos Vet.III. Alberto Pestana (Juventude de Gaula) vencem nos Vet.IV. A organização da competição esteve a cargo da Associação Regional de Triatlo da Madeira e do Ludens Clube de Machico, com a colaboração da Câmara Municipal de Machico. Powerade, Aquabona, Coca-Cola, Leça e Fernandes – Mitsubishi, J. Roxo Alumínios – Machico, Bioforma, Europcar, MZ Bike, BTT Madeira, IDRAM e AMDpT foram também apoios essenciais ao evento.
Cristina Costa e Artur Rocha campeões juvenis
Na prova aberta, disputada em metade da distância da prova principal, estava em jogo o título regional de triatlo do escalão de juvenis. Saíram vencedores Cristina Costa (Ludens Clube de Machico) e João Artur Rocha (C.D. Escola de Santana), que desta forma confirmou a notória evolução técnica que vem registando ao longo da temporada. Os vencedores da prova foram João Oliveira e Ana Lopes Silva, ambos juvenis do CAPGE (Ilhavo). Nas estafetas venceram Fátima Freitas/Vítor Jesus/José Moniz, enquanto na prova lazer sairam vencedores Alexandre Ornelas (CDES) e Fabíola Fernandes (Andorinha).
Muita emoção no Aquatlo Jovem
Para os escalões de iniciados, infantis e benjamins, disputava-se o “Aquatlo Jovem”, composto por apenas 2 segmentos (natação e corrida). Com a participação massiva de muitos triatletas continentais do Clube de Triatlo de Almada, GAPGE, Ginásio Clube de Sines, CF Belenenses, GDR Manique de Cima e Clube de Natação Cartaxo, que se juntaram aos atletas dos escalões de formação do C.F. Andorinha, Ludens de Machico, CD. Escola de Santana e ACD São Paulo, a festa e a competitividade foram uma constante junto à frente-mar da cidade de Machico. Nos iniciados, Miguel Tomé (Manique de Cima) e Vera Vilaça (Belenenses) foram os mais rápidos, fazendo a festa no lugar mais alto do pódio, com Diogo Nobrega e Tomás Pereira (ambos do Andorinha) a conseguir alcançar o pódio No escalão de infantis, venciam a prova Sofia Nascimento (Clube de Tri
atlo de Almada) e Vasco Vilaça (Belenenses). Nuno Vieira (Ludens) e Pedro Velosa (Andorinha) seriam 2º e 3º classificados. Nos benjamins, Carolina Boulhosa (Andorinha) e André Firmino (Clube de Triatlo de Almada) revelaram-se os mais fortes. Entre os atletas regionais marcaram ainda presença no pódio Mariana Vargem (Andorinha) e Afonso Freitas (Ludens).