Tiago Vence Aquatlo de Santa Cruz

Tiago Silva (Ludens Clube de Machico) e Ana Cristina Perestrelo (Clube Naval da Calheta) foram os grandes vencedores do “III Aquatlo de Santa Cruz/Powerade 2010″, que se disputou na manhã de hoje, junto ao Aquaparque daquela cidade. A competição apurava os campeões regionais desta vertente da modalidade, nos diversos escalões.

 

As características da prova e a temperatura da água possibilitaram a realização da competição num formato pioneiro no país, com o Aquatlo a disputar-se em 3 segmentos (2500 metros de corrida, 1000 metros de natação e 2500 metros corrida), num formato idêntico às provas internacionais desta vertente, ao contrário dos Aquatlos com apenas 2 segmentos (750 metros natação e 5000 metros corrida) anteriormente organizados. Na prática, a alternância das classificações e emotividade ao longo da prova revelaram-se uma constante, com os atletas a serem colocados perante situações novas, como sejam a transição da 1ªcorrida para a natação, bem como a gestão de esforço na água, já após um segmento inicial de corrida.
 
A prova principal teve o seu arranque com meia centena de atletas à partida. Na corrida inicial, Tiago Silva saíu muito forte, e nem mesmo um ligeiro engano no percurso inicial e um “stop-and-go” na primeira transição impediram o atleta internacional do Ludens de construir alguma vantagem sobre os seus perseguidores, que no entanto revelava-se curta para poder gerir durante a natação. Ricardo Gouveia (Andorinha) entrava na água na 2ª posição, seguido dum grupo de atletas perseguidores onde se destacavam Carlos Nóbrega (Andorinha) e o melhor júnior nesse momento, Henrique Gouveia (Ludens).
 
Com o início do segmento de natação, realizado em apenas uma volta de 1000 metros, os melhores nadadores impuseram os seus argumentos e recuperaram várias posições, com André Ferreira (sub-23 do Andorinha) a ultrapassar Tiago Silva e a assumir a liderança da prova, o mesmo acontecendo com Bruno Freitas (Ludens), que passava para a frente entre os júniores. À saída da água para o início da última corrida, André
Ferreira havia construído uma vantagem de pouco mais de 1 minuto, com Bruno Freitas no seu encalço e Tiago Silva logo atrás, na 3ª posição. Prova surpreendente vinha a fazer Duarte Martins (sénior do Andorinha), que com um bom segmento de natação surgia na frente de outros favoritos.
 
Na última corrida, assistiu-se a uma luta titânica pela vitória, com Tiago Silva a atacar a liderança da prova e André Ferreira a tentar defendê-la. O sénior do Ludens revelou- se mais forte, alcançando o sub23 do Andorinha na fase final da prova, vencendo desta forma a III edição do Aquatlo de Santa Cruz/Powerade. Para a 3ª posição, disputa cerrada entre Bruno Freitas e Duarte Martins até à linha de meta, com o júnior do Ludens a conseguir resistir ao ataque final do adversário, alcançando desta forma o lugar mais baixo do pódio em termos absolutos e o título regional do escalão.
 
Nos femininos, Cristina Perestrelo partia como favorita, mas Sara Teixeira (Clube Aventura da Madeira) realizou uma boa recuperação na água, chegando a equilibrar a prova até ao momento da 2ª transição. Na última corrida, Cristina voltou a impor a sua superioridade, vencendo com boa margem, com a 3ª posição a ficar com Marília Aveiro (Andorinha), que foi também a vencedora do escalão júnior.
 
Prova Jovem
 
Para os escalões mais jovens da modalidade, teve lugar o “Aquatlo Jovem”, competição disputada em apenas 2 segmentos (natação + corrida). Os Juvenis disputaram o Campeonato Regional desta vertente, com os títulos a sorrirem a João Artur Rocha (C.D. Escola de Santana) e a Cristina Costa (Ludens). Para os iniciados, infantis e benjamins, o Aquatlo de Santa Cruz significou a 9ª etapa do Circuito Regional Jovem de Triatlo/Powerade 2010. Nos iniciados Tomás Pereira (Andorinha) dominou, com Lisandra Alves (Ludens) e Nuno Pereira (Andorinha) e revelarem-se mais fortes entre os infantis. Nos benjamins, Carolina Boulhosa (Andorinha) e Henrique Araújo (individual) foram os mais rápidos.
 
Texto de Duarte Mendonça
 
Classificação:
 
http://triatlomadeira.com/wp-content/uploads/2010/08/classificacao-escaloes-cri-aquatlo-
santa-cruz-2010.pdf
 
Fotos:
 
http://picasaweb.google.pt/103453204691273083628/AquatloSCcuz2010?
authkey=Gv1sRgCIOi_p61-PWqfA&feat=directlink#
 
http://picasaweb.google.pt/109111394198980276749/NetMauroGAquatloStaCruz#
 
http://picasaweb.google.pt/109111394198980276749/AquatloStaCruzFotosAFerro#
 
http://gs131.photobucket.com/groups/p300/PX813DFZL2/
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin