Historial

O Ludens Clube de Machico, fundado a 9 de Maio de 2002, surgiu com a pretensão de enriquecer o quadro desportivo do concelho de Machico, oferecendo modalidades alternativas àquelas que até então eram tradição local. Iniciou a sua incursão pelo desporto federado oferecendo modalidades como o Karaté, a Ginástica Aeróbica e o Ténis de Mesa. Actualmente, além do vasto leque de actividades no âmbito do Desporto-para-Todos, contamos com um grupo de modalidades federadas bem cotadas, não só no panorama desportivo regional, como nacional e até internacional. Entre elas, destacamos o Triatlo como modalidade forte do clube, seguindo-se o B.T.T., o Bodyboard, o Parapente, a Escalada e a Orientação. Em termos de resultados desportivos, para além dos títulos regionais e nacionais conseguidos em algumas destas modalidades, realçamos o feito conseguido pelo atleta Tiago Silva, que se classificou em 3º lugar no Campeonato do Mundo de Duatlo de 2009, no escalão de Sub 23, encontrando-se actualmente entre os melhores atletas mundiais neste escalão. Entre as modalidades federadas contamos com cerca de 150 atletas no seu total.
De realçar ainda a forte aposta na formação dos mais jovens com a criação de escolas nas modalidade de Triatlo, Ciclismo e Orientação. No que concerne ao Departamento de Recreação e Lazer, temos desenvolvido um vasto leque de actividades que passam pelo Cicloturismo, Pedestrianismo, Canoagem, Orientação entre outras actividades pontuais. Temos também alguns projectos de Ocupação de Tempos Livres para crianças que funcionam durante os meses de Verão.
Relativamente à organização de eventos da responsabilidade do Ludens, podemos destacar o Triatlo Cidade de Machico, que conta já com a sua 8ª Edição, integrada no Campeonato Nacional de Triatlo, tal como o Open de Orientação Cidade de Machico.
De entre as modalidades federadas actualmente em actividade no clube, temos: Triatlo, Ciclismo/BTT, Bodyboard, Parapente, Orientação e Escalada.
a)    Triatlo
O Triatlo iniciou a sua actividade no clube na época de 2005-2006, tendo sido o primeiro clube a nível regional a filiar atletas na Federação de Triatlo de Portugal. Actualmente é a modalidade com mais expressão no clube, contando com um grupo de atletas muito bem cotados ao nível nacional. Tiago Silva é o triatleta com maior currículo a nível regional e um dos melhores a nível nacional. Realçamos a sua excelente época em 2009 , onde foi 3º classificado no Campeonato do Mundo de Duatlo, nos EUA, no escalão de sub-23.
Na presente época desportiva, contamos com um grupo de cerca de 40 atletas federados, entre os quais destacamos um grupo de 6 atletas, dos escalões de juniores e sub-23, aspirante a integrar o projecto de alta competição, e que pretendem lutar pelos lugares cimeiros a nível nacional.
b)   Bodyboard
A secção de bodyboard do clube foi também pioneira, em relação á introdução da componente federada e competitiva da modalidade na região, iniciando a sua actividade na época de 2004-2005. Em termos de resultados desportivas, a modalidade tem vindo a mostrar bons créditos, sendo actualmente o grupo com mais expressão a nível competitivo na região, com alguns atletas a representar a região nos campeonatos nacionais. Já tivemos também algumas participações dos atletas Nuno Silva e Carina Carvalho em competições internacionais. Actualmente contamos com um grupo de cerca de 30 bodyborders, espalhados pelos vários escalões.
c)    Ciclismo/BTT
O BTT foi uma das primeiras modalidades do clube, iniciando a sua actividade na época de 2003-2004, com um bom grupo de betetistas que cedo demonstraram a sua apetência pela modalidade. Uma vez que se tratava do arranque da modalidade, iniciamos com a formação de uma escola de ciclismo no clube, de onde saíram alguns dos melhores betetistas regionais da actualidade. Importa realçar os excelentes resultados atingidos pelos nossos atletas a nível das competições regionais e nacionais na modalidade. O nosso atleta mais expressivo actualmente, é o Mário Moniz , que foi vice-campeão nacional na vertente de Cross Contry Maratona. Actualmente, temos um bom grupo de atletas, que para além de dominarem as competições regionais, têm obtido bons resultados a nível nacional.
d)   Parapente
O parapente veio juntar-se ao grupo de modalidades do clube, pela mão do engº Renato Nobrega, e funciona deste a época 2006-2007. Temos um grupo de cerca de 16 pilotos, que têm representado da melhora maneira a modalidade, tanto a nível regionais como nacional. A atleta Susana Nobrega, no escalão de femininos é quem tem trazido o maior número de troféus para o clube. A juntar à competição, este grupo tem promovido uma série de encontros de aperfeiçoamento técnico dos seus pilotos.
e)    Orientação
A orientação também é uma das modalidades mais recentes do clube, iniciada na época 2006-2007, tem vindo a crescer gradualmente, contando actualmente com um grupo de 30 atletas federados nos diferentes escalões. Em termos competitivos temos tido uma participação regular nas provas regionais. Em termos de títulos desportivos, dada a competitividade dos clubes mais antigos na modalidade, teremos de aguardar mais uma época desportiva para que o grupo de jovens que iniciou a competição na época anterior, comec
e a competir pelos lugares cimeiros.
f)     Escalada

A escalada desportiva, arrancou apenas na presente época desportiva e já se demarcou em relação aos clubes concorrentes. Aproveitando as infra-estruturas do Parque Desportivo de Água de Pena, o novo projecto arrancou com a pretensão de chamar os jovens para a modalidade proporcionando um acompanhamento de qualidade e com objectivos competitivos bem definidos. Dada a consistência do projecto, logo numa fase inicial já pudemos verificar a evolução qualitativa dos jovens integrados nesta actividade, tal como testemunham os resultados alcançados nas duas primeiras etapas do campeonato regional de escalda de 2010. Actualmente contamos com 16 praticante regulares nos escalões de juvenis, juniores e seniores.