Juniores Cumprem na 1ª Etapa do Campeonato Nacional

altBruno Freitas, Henrique Gouveia e Bernardo Martins foram os 3 atletas do Ludens Clube de Machico/J.Roxo Alumínios que estiveram em competição neste domingo, no Triatlo de Alpiarça, prova disputada na distância sprint (750m/20Km/5000m), pontuável para a Taça de Portugal e 1ª etapa do Campeonato Nacional de Juniores/Cadetes.

A competição principal juntou quase 400 atletas na partida para a prova principal, incluindo diversos atletas da selecção russa, brasileira e espanhola, dando assim um carácter internacional à prova, que teve excelente nível técnico, Sendo a primeira competição de Triatlo da época a nível nacional, e prova de avaliação para os atletas da selecção nacional portuguesa, contou com todos os grandes nomes da modalidade.

Entre os atletas do clube, Bruno Freitas alcançou a melhor posição, com um 10º lugar no escalão júnior, que embora sendo uma classificação de bom nível, ficou aquém daquilo que vale neste momento. Um primeiro segmento de natação ligeiramente abaixo do esperado (10m27s), onde não se adaptou ao contacto físico intenso, levou-o a perder por 25 segundos o segundo grupo de ciclismo (que viria a alcançar o grupo principal, formando um pelotão numeroso) e com isso a chance de alcançar uma posição de maior destaque. Apesar duma corrida de bom nível no final, o tempo perdido no ciclismo num grupo pouco favorável ditou um resultado aquém das suas possibilidades. O atleta do Ludens provou no entanto que, num dia em que o primeiro segmento lhe saia de feição, poderá lutar pelas primeiras 6-8 posições, onde se encontram os atletas da selecção nacional júnior, escalão do qual ainda fará parte na época de 2012.

Henrique Gouveia nadou em 11m24s (menos 1 minuto que em 2010), mas realizou um segmento de ciclismo sofrível, o que o levou a perder algumas posições. Na corrida final denotou a falta de treino específico de transição, não conseguindo marcar a diferença naquele que é o seu segmento mais forte. A 16ª posição final entre os juniores foi uma classificação apenas mediana.

João Bernardo Martins competia na categoria de cadetes (16/17 anos) e viria a alcançar o 15º lugar entre os 35 participantes do seu escalão. Apesar do bom segmento de ciclismo, onde recuperou diversas posições, mostrou que com outro nível na natação e na corrida, poderá atingir um lugar entre o top-ten do seu escalão.

Por equipas, a nível absoluto, e apesar do Ludens Clube de Machico ter participado apenas com 3 atletas jovens, logrou alcançar a 11ª posição entre as 37 equipas que se apresentaram completas à chegada.

A próxima etapa do Campeonato Nacional de Juniores terá lugar na Quarteira (Algarve), a 10 de Abril.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin