LUDENS CONQUISTA 7 PÓDIOS NO TRIATLO DO PORTO SANTO

alt A equipa de Triatlo do Ludens Clube de Machico/J.Roxo Alumínios esteve presente, no passado fim-de-semana na 3ª edição do Triatlo do Porto Santo, com um total de 22 atletas a marcarem presença na linha de partida, nas competições destinadas aos vários escalões etários. Na tarde de sábado, disputaram-se as competições destinadas aos escalões mais jovens (benjamins, infantis e iniciados), seguidos da prova aberta/lazer, na distância super-sprint, destinada aos atletas juvenis e juniores.

Nos benjamins, Nilton Freitas foi 2º classificado, com tempo exequo do vencedor, mostrando uma vez mais o seu potencial para esta modalidade. No mesmo escalão mas em femininos, Luna Freitas foi 2ª, Ana Catanho 3ª e Leonor Catanho 6ª classificada.

No escalão de iniciados, Lisandra Alves, induzida em erro por uma indicação dum elemento da prova, entrou no parque de transição no final da 3ª volta de ciclismo (quando deveria cumprir 4 voltas), quando liderava a sua categoria com uma vantagem significativa, sendo desta forma desclassificada. A sua colega de equipa Eduarda Catanho viria a conquistou o 3º lugar do pódio. Nos masculinos, Nuno Vieira alcançou o 5ª lugar.

Nos juvenis, Cristina Costa conquistou o lugar mais alto do pódio, com Filipe Oliveira a ser 6º classificado.

Já na prova aberta, domínio total do juniores do Ludens, com Bruno Freitas a vencer, Henrique Gouveia na 2ª posição e Bernardo Martins (do escalão cadete) a ser 3º absoluto. Paulo Freitas 5º e André Ferreira 7º (2º cadete)  foram outros dois atletas em bom plano. Nos femininos, Marisa Alves alcançou o 2º lugar do pódio júnior e 3º absoluto.    

Já no domingo, na disputa da 1ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Longo, na distância de half IronMan (1900 metros de natação, 90 Km de ciclismo e 21 Km de corrida), o Ludens Clube de Machico apresentava-se com 7 atletas na partida, todos eles com o objectivo de melhorar a sua marca na prova, excepção feita a Aurélio Góis, se que estreava nesta exigente distância.

Seria mesmo este estreante na distância a protagonizar a melhor classificação da equipa, com um tempo final de 4h55m25s, na 24ª posição da geral absoluta e 18º sénior masculino, fruto duma prova equilibrada nos 3 segmentos e com uma boa corrida final. João Viveiros começou por protagonizar um excelente início de prova, com um segmento de natação muito bem conseguido (29:24), e com excelente ritmo nas primeiras voltas de ciclismo. Porém, a quebra registada nas últimas voltas de bicicleta e na corrida final, naturais face às limitações do seu treino para a prova, ditaram o 28º lugar absoluto e 19º lugar dos seniores masculinos, mesmo assim com um registo melhor em 29 minutos, relativamente à edição de 2009. Fernando Teixeira protagonizou também uma boa evolução, terminando na 34º posição absoluta e 5º posto dos Veteranos I, com 5h16m25s, quase 20 minutos menos que em 2010. Duarte Rodrigues foi o atleta que mais evoluiu relativamente às edições anteriores, pois viria a melhorar o seu registo em 29 minutos relativamente a 2010 e em 48 minutos em relação a 2008. terminando com um tempo final de 5h21m49s. José Luís Costa realizou 5h26m20s, 28 minutos melhor que em 2009, enquanto Miguel Franco viria a realizar 2 bons primeiros segmentos, quebrando depois bastante na meia-maratona, para terminar em 5h27m02s, mesmo assim melhor que em 2010, mas com uma prova muito aquém das suas possibilidades. Gil Hamilton Freitas, apesar de algumas dificuldades físicas na corrida final, terminou no 39º lugar absoluto e 5º veterano I, com o tempo total de 5h27m17s, 22 minutos melhor que em 2010.

A prova competição regional será já neste domingo, com a disputa do Campeonato Regional Individual de Aquatlo, na Ribeira Brava, enquanto os mais jovens disputarão um Triatlo, que será a 4ª etapa do Circuito Regional Jovem. No mesmo dia, Tiago Silva estará a competir no Duatlo de Montemor-Velho, prova de selecção para o Campeonato da Europa de Duatlo.

Classificação por escalões: (clique aqui)

Classificação Geral: (clique aqui)

Fotos: (clique aqui)

Video: (clique aqui)

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin