Reportagem III Caminhada Ludens Machico

 

O Ludens Machico organizou no passado dia 16 de Abril (sábado) a 3ª Caminhada desta temporada, reunindo um grupo de 17 amantes da natureza que aceitaram percorrer o trilho da Ponta de São Lourenço, no Caniçal, com início no fim da estrada da Prainha até ao cume do monte sobre a “Casa do Sardinha”.

Sob um lindo cenário primaveril, onde as pequenas flores selvagens desabrochavam sobre a superfície arenosa e os campos cobertos de erva ainda esverdeada possibilitavam um encanto mágico e único próprio daquela parte da ilha, íamos caminhando passo a passo sem tirar os olhos das belas paisagens. Ao longo do percurso, pudemos apreciar as imponentes escarpas do mar do norte com vários tons de castanho, circundadas pelo branco da espuma provocada pelas ondas a embaterem na costa e prolongada pelo vasto mar azul a perder-se no horizonte.

Apesar da beleza deslumbrante daquela parte da ilha, o caminho apresentava-se um pouco sinuoso, com um piso irregular devido às pedras e com subidas e descidas serpenteando os contornos da encosta rochosa, que dificultou a progressão dos menos preparados.

O ritmo de caminhada foi ajustado ao nível dos participantes, onde foram feitas algumas paragens para apreciar os elementos mais marcantes da paisagem e simultaneamente reunir o grupo de caminheiros. Após cerca de uma hora de caminho chegamos à “casa do Sardinha”, onde os mais aventureiros puderam subir a íngreme encosta voltada a Este e apreciar a vista deslumbrante sobre o ilhéu da Cevada e ilhéu do Farol.

Depois de uma pausa para um lanche, junto ao mar, na parte a Sul da “casa do Sardinha”, retomamos o caminho de regresso, chegando à zona de partida por volta das 18h00. Cansados mas deliciados pelas belas paisagens, após 2 horas e 45 minutos de caminhada, regressamos a casa para um merecido descanso.

Estaremos de volta, no dia 21 de Maio (sábado), para o percurso Machico – Caniçal, através o Pico do Facho.

 

Contamos com a vossa presença!