BRUNO FREITAS E HENRIQUE GOUVEIA COMPETIRAM EM 3 EVENTOS NACIONAIS

altOs triatletas juniores do Ludens Clube de Machico/J.Roxo Alumínios, Bruno Freitas e Henrique Gouveia, participaram na passada semana em 3 competições nacionais, aproveitando a proximidade das competições e a interrupção lectiva da Páscoa. O objectivo principal passava pela soma de pontos para o Campeonato Nacional Junior de Triatlo, que este ano se realiza pela primeira vez em 4 etapas.
O Triatlo da Quarteira (Algarve), disputado no dia 10 de Março, e que contou com quase 400 atletas à partida, foi a 2ª etapa do Campeonato Nacional Junior de Triatlo, Depois da 10ª posição (Bruno) e do 16ª lugar (Henrique), alcançados na 1ª etapa (Triatlo de Alpiarça – 20 de Março), o objectivo para esta prova passava por melhorar essas classificações, aproximando-se mais dos melhores juniores nacionais, apesar de ambos os atletas (nascidos em 1993) competirem com atletas mais velhos (nascidos em 92) e terem ainda mais um ano neste escalão, na época de 2012. Esse objectivo viria a ser alcançado, com Bruno Freitas a subir uma posição (9º lugar júnior e 34º absoluto, uma melhoria de 14 posições) e Henrique Gouveia a ser 12º junior e 58º absoluto (30 posições acima).

No sábado seguinte, disputou-se o Triatlo de Coimbra, também na distância sprint, prova pontuável para a Taça de Portugal e com 3 centenas de atletas na linha de partida. Bruno Freitas viria a subir mais 2 posições, alcançando desta feita o 7º lugar júnior e 29º absoluto, enquanto Henrique Gouveia também subiria para o 9º lugar júnior, alcançando a 60ª da geral absoluta.

No dia seguinte, em Montemor-o-Velho, seria a vez dos 2 atletas disputarem o Campeonato Nacional de Aquatlo, nas distâncias de 750 metros de natação e 5000 metros de corrida. Apesar do desgaste da competição do dia anterior, Bruno Freitas seria 7ª classificado nos juniores (17º da geral) e Henrique Gouveia 8º (25º da geral).

Desta semana de intensa competição, que serviu para os atletas ganharem experiência em eventos de maior dimensão e ritmo competitivo junto dos melhores triatletas nacionais, ficou a evidência que a decisiva diferença para os melhores atletas portugueses fica traçada no segmento inicial de natação, pois os segundos perdidos neste parcial impedem ambos os atletas de integrar grupos mas favoráveis no ciclismo, que poderiam levá-los a uma classificação significativamente melhor.

A próxima competição para ambos os atletas será o Triatlo Olímpico (1500 metros de natação, 40 Km de ciclismo e 10 Km de corrida), que se realizará a 08 de Maio, e será disputado este ano em Machico. Será a estreia na distância olímpica para ambos os atletas, que voltarão a repetir esta distância no Triatlo de Aveiro, 3ª etapa do Campeonato Nacional Júnior, a disputar no dia 02 de Julho.

Resutados:



 

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin