TIAGO SILVA 6ª NO DUATLO DE MONTEMOR-O-VELHO

alt O internacional Tiago Silva disputou, no passado dia 03 de Abril, o Duatlo de Montemor-o-Velho, prova que surgiu no calendário da Federação de Triatlo de Portugal em substituição do Duatlo de Matosinhos, onde estava previsto disputar-se o Campeonato Nacional Absoluto Individual de Duatlo. Face ao cancelamento da prova no Norte do país, e perante a necessidade de apurar os representantes nacionais para o Campeonato da Europa de Duatlo, a FTP organizou esta prova, na distância mais curta (sprint: 5000m corrida + 20 Km ciclismo + 2500 metros corrida), de modo a avaliar o estado de forma dos atletas potencialmente seleccionáveis para o Europeu.

Lino Barruncho viria a realizar um primeiro segmento de corrida muito forte, com Tiago Silva, na companhia de André Guimarães, a ser o único a responder, chegando este duo isolado ao parte de transição, com cerca de 15 segundos de atraso em relação ao líder. No ciclismo, Lino Barruncho acabaria por se impor e ganhar vantagem, com o duo de perseguidores a ser absorvido pelo grupo dos restantes favoritos. No segmento final de corrida, Tiago Silva acabaria por realizar o 3º melhor parcial da prova, recuperando mais algumas posições, classificando-se na 6ª posição da geral absoluta e 3º entre os seniores.

Apesar disso, Tiago viria a falhar o seu primeiro objectivo da época, ao não assegurar a qualificação para o Campeonato da Europa, que se realizou 2 semanas mais tarde em Limerick, com os atletas lusos a arrecadarem excelentes resultados com a conquista de 3 medalhas, através de Hugo Alves (bronze nos Juniores), Miguel Arraiolos (ouro nos sub-23) e Lino Barruncho (bronze no escalão elite).

Tiago Silva competirá no dia 08 de Maio em França (Lévin), na 2ª etapa do Campeonato Francês de Duatlo da 1ª divisão (onde militam 14 equipas masculinas), em representação da equipa francesa do Cambrai Triathlon.

Resultados: (clique aqui)