LUDENS ALCANÇA 5 VITÓRIAS NO TRIATLO DE MACHICO

alt O Ludens Clube de Machico marcou presença, através da participação de 25 atletas dos vários escalões etários, na edição deste ano do “Triatlo de Machico”, que foi 3ª etapa do Circuito Regional de Triatlo, 1ª Etapa do Campeonato Regional e 5ª Etapa do Campeonato Regional Jovem.

A prova ficou marcada pelas excelentes condições climatéricas para a prática da modalidade, com o mar em óptimas condições, vento fraco e sol agradável, tanto para atletas como para espectadores. A grande novidade deste ano foi a mudança da distância da competição principal que passou para Triatlo Olímpico (1500 metros de natação, 40 Km de ciclismo e 10 Km de corrida).

A manhã começou com a disputa da prova destinada aos escalões de juvenis e cadetes, em formato super-sprint. Saíram vencedores dois atletas do Clube, Bernardo Martins e Marisa Alves. André Ferreira foi 3 da geral e 2º cadete, Filipe Oliveira 4ª juvenil e Vítor Paixão 5º nos cadetes

Poucos minutos depois iniciava-se a prova principal, o Triatlo Olímpico de Machico, que contava com a presença de 11 atletas do Ludens e marcava a estreia na distância olímpica dos juniores Bruno Freitas, Henrique Gouveia e Dinarte Mendonça e do sénior Aurélio Góis.

Bruno Freitas viria a conquistar uma boa vantagem no segmento de natação, e manteve-a durante os 40 Km de ciclismo, realizados em 10 voltas num circuito ao longo da ribeira de Machico. Após a 2ª transição, a sua vantagem sobre Roberto Lúcio e Ricardo Gouveia parecia ser suficiente, mas Carlos Nóbrega acabaria por alcançá-lo na penúltima das 5 voltas de corrida, com o júnior do Ludens e vencer o seu escalão e a ser 2ª da geral absoluta, com o registo de 2h11m48s, um bom tempo para a estreia na distancia, sobretudo tendo em conta que o segmento de natação estava com distância bem superior aos 1500 metros previstos. Henrique Gouveia viria a realizar 2 percursos iniciais de natação e ciclismo equilibrados, estando a um nível mais fraco na corrida final. Terminou com 2h17m58s, no 2º lugar júnior e 5º da geral absoluta. Boa prova foi a protagonizada por Paulo Freitas, com um dos melhores parciais de ciclismo da competição, e que terminou em 2h18m53s, novo recorde pessoal na distância, 3º lugar júnior e 6º absoluto. João Viveiros seria 9º da geral e 3º sénior, com 2h22m20s, Miguel Franco também com a sua melhor marca pessoal, viria a terminar em 13º da geral (6º sénior) em 2h24m49s, Aurélio Góis em 16º (7º sénior) com 2h27m42s, Gil Hamilton Freitas em 23º da geral (2º Vet.I) com 2h38m33s, Fernando Teixeira em 24º (3º Vet.I) com 2h38m41s, José Luís Costa em 26º (13º sénior) com 2h45m40s, Duarte Rodrigues em 27º (14º sénior) com o tempo final de 2h45m47s, seguido de Dinarte Mendonça, 28º da geral e 5º júnior, com 2h46m44s.

Na prova jovem, realizada após a prova principal, o Ludens apresentou-se com 10 atletas, que alcançaram globalmente um bom conjunto de resultados. Nos benjamins, João Marote foi o vencedor e Nilton Freitas foi 3º classificado, enquanto nos femininos Luna Freitas foi 2ª, Luísa Catanho 4ª e Ana Catanho 5ª. Nos iniciados, Lisandra Alves venceu, Nuno Vieira foi 3º, Humberto Marote 11º e Daniel Sousa 15º. Na competição colectiva jovem, o Ludens alcançou a 4ª posição.

Esta competição foi organizada pela Associação Regional de Triatlo da Madeira, com apoio da Cãmara Municipal de Machico e do Ludens Clube de Machico.

A prova competição regional será o Duatlo de São Vicente, prevista para o dia 29 de Maio, data em que alguns atletas do Clube também representarão o Ludens no Triatlo Longo de Aveiro, 3ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Longo.

Resultados: (clique aqui)

Fotos: (clique aqui)

Fotos Clube Aventura da Madeira: (clique aqui)

Fotos Destaque Trialo Olimpico de Machico:(clique aqui)

Video: (clique aqui)

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin