A equipa do Ludens Clube de Machico/J.Roxo Alumínio revalidou este domingo o título regional de clubes de Triatlo masculino, ao vencer colectivamente a 8ª edição do Triatlo do Porto Moniz.
Na prova principal, disputada na distância sprint (750 metros de natação, 20 Km de ciclismo e 5000 m de corrida), o Ludens apresentou à partida 14 atletas, tentando revalidar o titulo masculino conquistado em 2010.
Apesar dum segmento de natação significativamente mais curto que a distância regulamentar, o júnior Bruno Freitas saiu na frente da prova e assim se manteve durante o segmento de ciclismo, juntamente com o seu colega de equipa Bruno Moniz, que surgia integrado numa estafeta. Atrás dele, o grupo de perseguidores liderado por Ricardo Gouveia (Nacional), mas que trazia consigo o 2º elemento do Ludens nesse momento (Tiago Silva), encurtava a distância para a frente, enquanto o 3º elemento da equipa era por esta altura Paulo Freitas, que realizou um bom segmento de ciclismo, mas sempre sozinho no percurso de ida e volta ao Seixal. Após a 2ª transição, Tiago Silva atacaria a liderança da prova, alcançando Bruno Freitas à entrada da 4ª e última volta de corrida, conseguindo desta forma a dupla do Ludens os dois primeiros lugares absolutos, o que em conjunto com a 6ª posição de Paulo Freitas, garantiria a vitória colectiva folgada, com o C.D.Nacional a ser segundo (3º, 4º e 12º lugares) e o Clube Aventura da Madeira na 3ª posição (7º, 10º e 16º lugar).
Boas prestações seriam protagonizadas também por Miguel Franco (11ª posição) e André Ferreira (o melhor entre os cadetes), bem como por Bruno Moniz e Vítor Paixão (segmentos de ciclismo e corrida das estafetas classificadas em 1º e 3º lugares).
Nos escalões de formação, apenas 4 atletas marcaram presença no Porto Moniz. Luna Freitas e Nilton Freitas foram ambos 2º classificados no escalão de benjamins, enquanto Bernardo Freitas fazia a sua estreia na modalidade com um 7º lugar e Filipe Oliveira alcançava o 5º lugar entre os juvenis.
Fruto da vitória colectiva, no dia 03 de Julho, a equipa masculina do Ludens marcará presença no Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo, a disputar em Aveiro. A nível regional, a próxima competição disputa-se a 23 de Julho, com a realização do Triatlo da Calheta.
Resultados:(clique aqui)
Fotos: Galeria Pedro Franco (clique aqui)
Galeria Cristina (clique aqui)
Video: (clique aqui)