AQUABIKE DE MACHICO TEVE BRUNO FREITAS COMO VENCEDOR

altTeve lugar no passado sábado, dia 10 de Setembro, o I Aquabike de Machico, treino constituído por 1000 metros de natação (que foram cumpridos entre o cais de São Roque e o Parque Desportivo de Água de Pena) e 7000 metros de ciclismo, com início no parque desportivo e final no Santo da Serra, junto ao campo de golfe.  

Este foi o primeiro evento realizado na Região neste formato, que junta um segmento de natação e outro de ciclismo, com a particularidade deste ser curto mas bastante exigente. Foi o caso da percurso em Machico, com 700 metros de desnível entre o local de partida e a meta, o que significou uma pendente média de 10%. Tal facto tornou o percurso bastante selectivo, só ao alcance dos mais bem preparados, exigindo grande entrega e empenho a todos os participantes, que foram colocados perante os seus limites. As condições climatéricas adversas (chuva durante a subida no ciclismo) só vieram tornar o trajecto ainda mais exigente, pois impediam que os atletas pudessem pedalar de pé nas zonas mais duras do percurso.

Bruno Freitas, júnior do Ludens de Machico, foi o grande dominador da prova, pois construíu uma boa vantagem no segmento inicial de natação, conseguindo ainda ampliá-la durante a difícil subida para o Santo da Serra, terminando com 48m30s e um parcial bastante consistente de 33m15s na subida de ciclismo. Na segunda posição classificou-se outro atleta do Ludens, João Viveiros, que manteve a posição que trazia do final do segmento de natação, realizando o segundo melhor parcial de ciclismo. Luis Miguel Mendes (Clube Escola de Santana) travou com Artur Pestana (Grupo Desportivo Corticeiras) e Miguel Franco (Ludens de Machico) um duelo interessante na natação, conseguindo depois superiorizar-se nas zonas mais duras da subida, terminando este trio por esta ordem, na 3ª, 4ª e 5ª posições. Artur Rocha (Clube Escola de Santana) foi o melhor entre os mais jovens (cadete), na 6ª posição da geral.

O treino foi organizado pelo Ludens Clube de Machico, contando com as colaborações do Parque Desportivo de Água de Pena e da loja ActiveSport, com a entrega de prémios e jantar convívio no final. A lamentar a postura da Associação Regional de Triatlo da Madeira, organismo que tutela a modalidade na Região, que se recusou a apoiar ou colaborar com a iniciativa do Ludens Clube de Machico.

Resultados: (clique aqui)

Fotos: (clique aqui)

Fotos (Tiago Silva): (clique aqui)

Video: (clique aqui)