Descrição caminada Monte – Camacha

Monte – Camacha

alt

   O passeio começa no Largo da Fonte, freguesia de Nossa Senhora do Monte, prosseguindo o caminho até o Largo das Babosas, meio quilometro adiante, passando entre velhas quintas.

   Logo no início, encostados ao muro do antigo Hotel Belmonte, juntam-se os carreiros de branco vestidos e de chapéu de palha à espera dos turistas para uma descida em “carro de cesto”. Continuando o percurso surge a estrada para os jardins da Fundação Berardo.

   Estes Jardins, criados na área do antigo Hotel Monte Palace, possuem grande parte das plantas endémicas da Madeira e uma riquíssima colecção de “cycas” originárias da África do Sul.

   Do Largo das Babosas podemos desfrutar duma bela vista panorâmica sobre a Ribeira de João Gomes. Mais à frente, ocupando um lombo entre a linha de água principal e uma afluente, a pequena povoação do Curral dos Romeiros esconde-se por detrás das árvores de grande porte que cobrem a vertente esquerda do vale em garganta. Prosseguindo a caminhada, segue-se a descida até ao fim da ribeira. Mais à frente e após uma íngreme subida podemos observar quase todo o Funchal, bem como conseguimos observar uma pequena povoação com cerca de 300 habitantes.

   A partir do Curral dos Romeiros o passeio continua através da Levada dos Tornos num percurso com uma berma larga, o qual pode ser percorrido por qualquer pessoa sem qualquer perigo. Ao chegar ao caminho do meio deparamo-nos com duas opções: subir para o caminho dos pretos ou continuar a levada até ao caminho do terço. Optamos pela segunda opção. Continuando a levada e ainda antes de chegarmos ao caminho do  terço deparamo-nos com uma caixa divisória que reparte a água da levada em vários braços ou regadeiras. Mais à frente prosseguimos em direcção ao Caminho dos Pretos, passando à beira do campo de futebol da Choupana. Prosseguindo a caminhada rumo ao centro da Camacha, com passagem pelo Rochão, passando aproximadamente 4 quilómetros através de matas mal conservadas e mais à frente por campos com couves e vimieiros.

   Diferente, e menos exigente, o passeio continua pela levada da serra do Faial, a mesma que passa no Ribeiro Frio.

   Já no Fim da caminhada descemos do Vale Paraíso, num percurso que nos leva ao local final da nossa caminhada, a Igreja da Camacha.

 

Mapa:

alt

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin