Dupla jornada de bom nível na Calheta

altA equipa de Triatlo do Ludens Clube de Machico/J.Roxo Alumínios marcou presença neste fim-semana na dupla-jornada competitiva que teve lugar na Calheta.

No sábado, no Aquatlo destinado a todos os escalões etários, o clube esteve representado por 25 atletas (18 dos escalões de formação e 7 dos escalões superiores), enquanto no domingo, no Aquabike do Paúl do Mar, destinado apenas aos mais velhos (juvenis e categorias superiores), foram 9 os atletas presentes.

No Aquatlo Jovem, merecem destaque, uma vez mais, as duas primeiras posições alcançadas pelos benjamins masculinos João Marote e Nilton Freitas, enquanto nos femininos do mesmo escalão, o Ludens alcançava a vitória através de Madalena Castro, colocando 5 atletas nos 6 primeiros lugares, através das prestações de Luísa Catanho (3ª), Oriana Furtado (4ª), Leonor Catanho (5ª) e Mariana Góis (6ª). Vitória Góis seria 12ª classificada neste escalão. Nas infantis, Luna Freitas e Inês Pereira seriam 4ª e 6ª classificadas (aguardam rectificação dos resultados por parte da ARTM), enquanto nos masculinos Afonso Gouveia com uma prova de bom nível nesta fase inicial na modalidade alcançou um promissor 5ºlugar e Flávio Nóia o 7º. Nos iniciados, Lisandra Alves seria 2ª e Humberto Marote 6º. Em juvenis masculinos, nova vitória de Diogo Nóbrega, com Bernardo Freitas na 5ª posição, Filipe Oliveira no 6º lugar e Pedro Pereira no 12º posto. O bom desempenho dos jovens atletas do Ludens valeu o 3º lugar da classificação colectiva jovem.

Na prova principal de sábado, constituída por um segmento de natação de 700 metros e uma corrida de 5 Km, onde ambas as distâncias estavam claramente mais curtas, a prestação dos atletas do Ludens esteve um pouco aquém do esperado. Duarte Nóbrega e Bruno Freitas seriam 2º e 3º classificados a nível absoluto, sem conseguir discutir a vitória perante a excelente corrida de João Monteiro (C.D.Nacional). Com Paulo Freitas muito abaixo do seu nível habitual (apenas 17º da geral), seria Aurélio Góis a fechar a classificação da equipa, na 10ª posição, o que se revelou insuficiente para a vitória colectiva final, alcançando apenas o 2º lugar.  Duarte Teixeira seria ainda 39º da geral absoluta. Nos femininos, Marília Aveiro deu provas, uma vez mais, da sua supermacia, vencendo com 1 minuto de vantagem. Marisa Alves seria a 7ª da geral feminina a cortar a meta. Ao nível dos escalões, foram 5 as vitórias alcançadas pelos atletas do Ludens, somando às outras 3 alcançadas nos escalões de formação.  

No domingo, no 1º Aquabike oficial com distâncias regulamentares disputado na Região, um curto segmento de natação (375m) antecedia a dura subida da Fajã da Ovelha. Diogo Nóbrega e Bruno Freitas (ambos do Ludens) lideram a prova no segmento na natação, mas a curta distância deste segmento deixava todos os atletas muito próximos e ao alcance durante a dificil escalada. Bruno Freitas aguentou a liderança até final, vencendo de forma categórica, com o melhor parcial de ciclismo da prova. Paulo Freitas realizou, conforme esperado, uma significativa recuperação no segmento final de ciclismo, insuficiente no entanto para chegar ao 2º lugar, conquistando o último lugar do pódio. O juvenil Diogo Nóbrega com uma excelente prova, foi premiado com um vistoso 4º lugar absoluto, com João Viveiros e Carlos Nóbrega e fecharem o lote de 5 atletas do Ludens que se classificaram nas 6 primeiras posições. Bernardo Freitas foi outro juvenil em destaque, com uma óptima subida final (2º juvenil e 12º da geral), seguido por Aurélio Góis (14º), Filipe Oliveira (26º e 3º juvenil). António Pereira, na sua prova de estreia, foi 30º classificado, demonstrando bom potencial no segmento de ciclismo, com a conquista de muitos lugares. Nos femininos, nova vitória de Marília Aveiro, desta vez por larga margem, com Marisa Alves na 3ª posição e Vera Mata, também na sua prova de estreia, no 5º lugar. Por equipas, o Ludens venceu tanto no sector feminino como no masculino, alcançando a vitória em 6 escalões. .

A próxima competição do calendário regional de triatlo terá lugar em Machico, no dia 06 de Maio (domingo), com a disputa do primeiro Triatlo na distância olímpica da época, para além das provas jovens. Antes dessa data, alguns dos triatletas do clube marcarão presença num Triatlo Super-Sprint, prova extra-calendário que irá realizar-se no Funchal, no dia 01 de Maio.

Resultados:(clique aqui)

Fotos:(clique aqui)

Video: (clique aqui)
 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin