Tiago Silva Campeão Nacional Absoluto de Duatlo

altTiago Silva, duoatleta do Ludens Clube de Machico/J.Roxo Alumínios, sagrou-se hoje campeão nacional absoluto de Duatlo, vencendo de forma categória o Campeonato Nacional da especialidade, disputado em Torres Vedras, numa organização da Federação de Triatlo de Portugal.

A prova, disputada na exigente distância standart (10 Km de corrida, 40 Km de ciclismo e 5 Km de corrida), foi completada pelo atleta madeirense em 1h46m40s, vencendo com 38 segundos de vantagem sobre José Estrangeiro (Associação Académica de Coimbra), com outro atleta regional, Ricardo Gouveia (Clube Aventura da Madeira), a realizar também uma excelente prova e a alcançar a medalha de bronze.

Tiago Silva cedo assumiu a liderança da prova na corrida inicial, chegando isolado à primeira transição com 29m37s para os 9500 metros do percurso, tendo nessa altura 50 segundos que vantagem sobre o grupo perseguidor, onde vinham José Estangeiro e Marco Costa (Garmin Olímpico de Oeiras). Na 2º volta de ciclismo aconteceria a junção do trio da frente. Ricardo Gouveia, que tinha concluido o primeiro segmento integrado no 3º grupo, descolou dos adversários e foi em busca do grupo da frente, formando assim um quarteto na liderança, que só foi desfeito quando Marco Costa cedeu perante o ritmo imposto no ciclismo. Tal levou a que na 2ª transição ficasse apenas um trio para discutir o título nacional absoluto. No segmento final, Tiago Silva voltou a impor a sua supermacia na corrida, vencendo José Estrangeiro e Ricardo Gouveia. .

Este foi o primeiro título absoluto do atleta internacional madeirense, que desta forma regressa aos grandes resultados nesta vertente. Recorde-se que Tiago Silva foi já medalha de bronze no Campeonato do Mundo de sub-23, disputado em Concorde (USA) em 2009, e esta época já havia vencido o Duatlo Cidade do Funchal, disputado no passado mês de Fevereiro. Com esta vitória, o atleta do Ludens coloca-se em boa posição para garantir o apuramento para o Campeonato do Mundo de Duatlo, que se disputa em Nancy (França) a 23 de Setembro. 

Resultados: (clique aqui)


 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin