Diogo e Aurélio competiram em Aveiro

altDiogo Nóbrega (juvenil) e Aurélio Góis (sénior), triatletas do Ludens Clube de Machico/J.Roxo Alumínios competiram no passado fim-de-semana em Aveiro, nos Campeonatos Nacionais das respectivas categorias. Depois das participações de Bruno Freitas no Triatlo de Alpiarça (1º etapa do Campeonato Nacional Júnior, onde foi 9º classificado) e de Tiago Silva no Duatlo de Torres Vedras (sagrando-se campeão nacional absoluto de Duatlo), estas foram as 3ª e 4ª presenças de triatletas do clube nas provas nacionais da presente temporada. 

Diogo Nóbrega marcou presença na 1ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo de Juvenis. O triatleta do Ludens realizou como habitualmente um segmento de natação de bom nível, saindo da água no grupo da liderança, constituído por 4 atletas. Porém, um problema com o despir do fato isotérmico fê-lo perder muito tempo na transição, ficando relegado para grupos secundários no ciclismo. Apesar das posições recuperadas, tanto no ciclismo como na corrida final, na tentativa de minimizar o prejuízo, já não foi possível fazer melhor que o 9º lugar final (entre 52 participantes), posição abaixo das expectativas e dos objectivos que levava para Aveiro. Foi no entanto evidente que numa prova limpa e sem erros, será possível lutar pelo pódio do escalão, objectivo que voltará a perseguir em Esposende e Abrantes, no final de Julho, na 2ª e 3ª etapas do Campeonato Nacional de Juvenis.

No domingo, teve lugar o Campeonato Nacional de Triatlo Longo, na distância de 1900 metros (natação), 90 Km (ciclismo) e 21 Km (corrida), também disputado na bela zona de São Jacinto. Aurélio Góis confirmou uma vez mais a sua notória evolução, melhorando de forma signitivativa em todos os segmentos relativamente à prova do ano passado. No segmento de natação realizou 31’10” (menos 1’40” que em 2011), 2h39m21s (menos 3’37”, média de 34,5 Km/h) e 1h32m44s (menos 6’07” que em 2011, média de 4’25”/Km), totalizando 4h45m36s, 12 minutos abaixo do tempo da época passada e muito perto das 4h43m que levava como objectivo para a prova. Uma 3ª volta de ciclismo (das 4 que compunham o percurso) ligeiramente abaixo do ritmo previsto foi o suficiente para não cumprir na íntegra o objectivo, o que em parte foi recuperado com um bom percurso final de corrida. Aurélio Góis viria a ser 63º da geral absoluta (233 atletas em prova) e 47º senior masculino (entre 115 atletas). Este atleta tem como grande objectivo da temporada a participação no Chalenge Barcelona, disputado na distância IronMan (3800 metros de natação, 180 Km ciclismo e 42 Km corrida), que se disputará a 30 de Setembro de 2012.

Carlos Nóbrega, que tinha francas hipóteses de discutir o título nacional do escalão veteranos 1 nesta prova, optou por não competir.

Nas próximas competições nacionais (Campeonato Nacional de Aquatlo de Coruche – 07 Junho e Triatlo do Ambiente em Oeiras – 10 de Junho), deverão marcar presença os atletas Bruno Freitas (júnior) e Marília Aveiro (sub-23).

Já no próximo fim-de-semana, terá lugar o Duatlo de Santana, disputado na zona balnear e pista de karting do Faial, onde a equipa de Triatlo do Ludens Clube de Machico/J.Roxo Alumínios marcará presença nos diversos escalões.

Resultados absol: (clique aqui)

Resultados Juvenis Masc: (clique aqui)

Fotos: (clique aqui)