Tiago Silva 18º no Mundial de Duatlo

Tiago Silva, duoatleta do Ludens Clube de Machico/J.Roxo Alumínios, classificou-se neste sábado na 18ª posição no Campeonato do Mundo de Duatlo, disputado em Nancy (França). A prova foi realizada na distância standart (10 Km corrida, 40 Km ciclismo e 5 Km corrida), e contou com 50 atletas à partida na categoria principal (Elite), onde competiu o madeirense.

O forte ritmo inicial imposto pelos líderes da prova acabou por criar divisões logo na primeira corrida, com Tiago Silva a não conseguir iniciar o segmento de ciclismo junto do grupo dos favoritos. Apesar do bom segmento de ciclismo e das transições rápidas efectuadas, já não foi possível ao madeirense atingir o grupo que viria a disputar o top-ten da prova. Tiago conclui a prova com um último segmento de bom nível (12º melhor parcial de entre todos os participantes), o que lhe permitiu recuperar mais algumas posições até ao 18º lugar final.

Este resultado, embora seja a sua melhor classificação de sempre num Mundial da categoria elite, não espelha por completo a sua valia actual, ficando clara a hipótese de classificação entre os 12 melhores duoatletas mundiais, numa prova onde todos os aspectos técnicos e tácticos corram de feição. Porém, a margem de progressão do atleta neste escalão (está a cumprir a sua 3º época no escalão de Elites) faz prever a possibilidade de voos mais elevados nas próximas épocas.

O espanhol Emílio Martin sagrou-se o novo campeão mundial da especialidade, seguido do belga Antonie Duvivier e do francês Nicolas Benoit. O campeão mundial em título, Roger Roca Dalmau foi apenas 14º, 4 posições acima de Tiago Silva. Sérgio Silva, um dos maiores especialistas mundiais de Duatlo, foi o melhor atleta português, na 5ª posição, com Miguel Arraiolos a ser 21º.
 
Resultados e parciais em:
http://www.triathlon.org/
results/results/2012_nancy_itu_duathlon_world_championships/7464/

Notícia FTP:
http://www.federacao-triatlo.
pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1515&Itemid=1

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin