RICARDO GOUVEIA MELHOR PORTUGUÊS NO DUATLO DA AMORA
Depois da disputa dos primeiros Duatlos da temporada de 2013 no formato de BTT, teve lugar hoje na Amora a primeira competição nacional de Duatlo em estrada. A prova foi organizada pela Federação de Triatlo de Portugal, pontuou para o Campeonato Nacional de Equipas de Duatlo, e foi disputada na distância sprint (5 Km de corrida, 20 Km de ciclismo e 2,5 Km de corrida), contando com a participação de 300 atletas ao longo da tarde de sábado
Ricardo Gouveia, duoatleta sénior do Ludens Clube de Machico/Ourinvest Grupo Talento Gótico confirmou uma vez mais o seu excelente arranque de temporada, ao ser 2º classificado absoluto e o melhor português em prova, que foi ganha pelo atleta chileno Filipe Barraza.
A primeira corrida de 5 Km foi liderada por um grupo de 13 atletas, que entrou junto no parque de transição, e onde se encontrava o atleta madeirense. Durante o segmento de ciclismo, Ricardo Gouveia e o atleta chileno ensaiaram alguns tentativas de fuga, facto que viriam a conseguir consumar no início da 2ª das dias voltas que compunham o percurso. Com apenas 9 Km de ciclismo por disputar, o excelente ritmo e o bom entendimento entre os dois atletas permitiu ganhar cerca de 1 minuto para o numeroso grupo perseguidor, onde seguiam os restantes atletas portugueses, o brasileiro Paulo Júnior e o coreano Soung Sin.
Na 2ª transição, a significativa vantagem que o duo da liderança conseguiu construir sobre os perseguidores era indiciadora de que a vitória seria discutida entre ambos. O atleta chileno foi mais forte na corrida final, com Ricardo Gouveia a ser 2º classificado a 12 segundos do vencedor, demonstrando uma vez mais ser um dos melhores duoatletas portugueses da actualidade. Marco Costa (Olímpico de Oeiras) e Francisco Machado (Sport Lisboa e Benfica) seriam os melhores atletas portugueses depois do atleta do Ludens.