LUDENS E BRUNO FREITAS COM DUPLA VITÓRIA NO PORTO MONIZ

11 vitórias individuais e 3 coletivas foram o saldo dos 2 dias de competição


Pto MonizDecorreu no passado sábado e domingo, no concelho do Porto Moniz, o segundo fim-de-semana duplo de competição, com a realização no sábado do Triatlo Sprint (para os cadetes e mais velhos) e do Duatlo Jovem (juvenis e mais novos), bem como no domingo do Aquabike do Porto Moniz (destinado aos juvenis e mais velhos).

A equipa do Ludens Clube de Machico/Ourinvest Grupo Talento Gótico dominou a maioria das competições e classificações em disputa, reforçando uma vez mais o seu estatuto de melhor equipa regional da modalidade.

No sábado, a manhã começou com a disputa do Triatlo do Porto Moniz, na distância sprint (750 metros de natação, 20 Km de ciclismo e 5 Km corrida), prova que foi totalmente dominada pelos atletas do Ludens, alcançando os 3 lugares do pódio a nível absoluto.

Bruno Freitas (sub-23) e Diogo Nóbrega (cadete) isolaram-se logo no início do segmento de ciclismo, realizando um percurso e não permitindo a aproximação dos adversários diretos. No grupo perseguidor, seguia Carlos Nóbrega, que sendo o melhor corredor do lote, tentou ainda na corrida final recuperar o atraso e discutir a vitória com os seus colegas de equipa. No entanto, o bom segmento de corrida realizado por Bruno e Diogo fez com que fossem apenas estes a discutir o lugar mais alto do pódio, com Bruno Freitas a ser mais rápido na fase final, seguindo por Diogo Nóbrega, que realizou a sua 2ª prova nesta distância, depois da estreia em Alpiarça, na 1ª etapa do Campeonato Nacional de Cadetes.

Ainda na prova principal, Aurélio Góis foi 13º (4º sénior), Carlos Carichas 18º (4º vet.1), Duarte Teixeira 23º (6º vet.1), Fernando Teixeira 28º (2º vet.2), Pedro Pereira 30º (6º cadete), Bruno Góis 35º (11º sénior) e Sandra Teixeira 4ª entre os femininos a nível absoluto. Por escalões, o Ludens alcançou 4 vitórias, com Diogo Nóbrega (cadete), Bruno Freitas (sub-23), Carlos Nóbrega (vet.1) e Sandra Teixeira (vet.1).

Na prova jovem, realizada no formato de Duatlo, o Ludens participou com um total de 18 atletas, 10 masculinos e 8 femininos. A nota negativa vai para a organização da Associação Regional de Triatlo da Madeira, que continua a demonstrar total falta de empenho e de atenção pelas provas jovens. Depois de ter publicado regulamentos com distâncias e percursos errados, optou por manter o parque de transição da prova jovem no cais do Porto Moniz (era um Duatlo, não existia necessidade de o ter junto à água), obrigando muitos atletas jovens a desmontar na subida da rampa do heliporto e colocando em risco a integridade física na descida (alguns deles optaram por desmontar novamente). Como se não fosse suficiente, a prova dos juvenis resultou novamente problemas e desclassificações devido à marcação dos percursos, pelo 3º ano consecutivo, com os primeiros 4 atletas e serem parados na 2ª transição e impedidos de continuar em prova. Franscico Luís, que liderava a prova isolado após o início do 2º segmento, e Bernardo Freitas, que estava no grupo perseguidor, foram por isso desclassificados e impedidos de pontuar. Gonçalo Luís, Nuno Vieira, Pedro Lima e Humberto Marote seriam 4, 5º, 6º e 8º classificados neste escalão. Nos femininos, Lisandra Alves classificar-se-ia na 2ª posição. Nos iniciados, Tiago Abreu seria 6º classificado e Bárbara Nóbrega 11ª. Em infantis, vitória para João Nuno Marote e 6º lugar para Afonso Gouveia. Neste mesmo escalão, mas em femininos, Luna Freitas seria 2ª, Inês Pereira 4ª, Madalena Castro 7ª e Francisca Caroto 13ª. Nos benjamins, domínio uma vez mais de Oriana Furtado e Mariana Góis, bem como de Nilton Freitas nos masculinos.  

Colectivamente, o Ludens venceu a competição masculina absoluta, bem como a competição jovem masculina, através dos atletas benjamins, infantis, iniciados e juvenis. Na classificação jovem feminina, o Ludens seria 3º classificado.


BRUNO FREITAS REPETE VITÓRIA NO AQUABIKE

 

Na manhã de domingo, teve lugar o Aquabike, constituído por 375 metros de natação e a difícil subida até a Santa do Porto Moniz. Bruno Freitas e Diogo Nóbrega saíram da água no grupo da liderança, com Carlos Nóbrega muito perto, face à curta extensão do percurso de natação. Logo na fase inicial da subida, uma das mais duras do percurso, Bruno Freitas impôs um ritmo que mais nenhum adversário conseguiu seguir, assegurando vantagem suficiente para garantir uma vitória folgada. Diogo Nóbrega e Carlos Nóbrega lutaram com Duarte Martins (GD Corticeiras) e Miguel Mendes (CDESantana) pelo top-5 da prova, terminado Diogo na 2ª posição e Carlos no 5º lugar. Bernardo Freitas seria novamente o vencedor entre os juvenis (10º da geral absoluta), com Francisco Luís a realizar um excelente segundo percurso, sendo o 2º juvenil e 12º da geral absoluta. Aurélio Góis seria 20º da geral (6º sénior), Pedro Pereira 25º (5º cadete). Nuno Vieira 27º (5º juvenil), Pedro Lima 28º (6º juvenil), Gonçalo Luís 29º (7º juvenil), Élio Costa 30º (9º sénior) e Fernando Teixeira 32º (2º nos vet.2). Entre os femininos, Lisandra Alves seria novamente a 2ª juvenil (e 4ª absoluta), Sandra Teixeira vencedora dos vet.1 (9ª absoluta) e Vera Mata 3ª sénior (11ª absoluta). Por escalões, foram contabilizadas mais 4 vitórias individuais, através de Bernardo Freitas (juvenil), Diogo Nóbrega (cadete), Bruno Freitas (júnior) e Carlos Nóbrega (Vet.1).

Colectivamente, o Ludens dominou uma vez mais a classificação absoluta masculina.

A próxima competição regional será dentro de duas semanas, com a disputa de 2 competições nacionais na Madeira: no dia 20 de Abril (sábado) o Duatlo Jovem, a disputar no Faial, pontuável para o Campeonato Nacional Jovem e Camp. Nacional individual de Duatlo de Juvenis; e no dia seguinte (domingo, 21 Abril) com a realização do Triatlo Longo da Laurissilva, pontuável para o Campeonato Nacional de Triatlo Longo.

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin