CARLOS NOBREGA VENCE TRIATLO OLÍMPICO DE MACHICO – LUDENS CONQUISTA 9 VITÓRIAS

IMG 7620Disputou-se no passado domingo mais uma edição do Triatlo Cidade de Machico, a 3ª no formato de distancia olímpica (1500 metros de natação, 40 Km de ciclismo e 10 Km de corrida), bem como o Triatlo Jovem, destinado aos escalões de formação da modalidade.

Apesar de equipa ter-se apresentado nesta competição algo desfalcada (Bernardo Freitas, Francisco Luís e Lisandra Alves encontravam-se a competir em Fátima, em representação da seleção regional de atletismo), o Ludens/Ourinvest Grupo Talento Gótico marcou presença na competição com um total de 30 atletas: 8 na prova principal, 4 na prova aberta e 18 na prova jovem.

O Triatlo Olímpico acabou por ter um início atribulado, uma vez que os problemas verificados na embarcação de apoio responsável pela colocação das bóias, impediram que o percurso pudesse ser realizado conforme previsto. Assim, a solução alternativa encontrada pela organização consistiu num percurso de um pouco menos de 1000 metros, que reduziu em um terço este segmento. No entanto, o forte vento verificado nesse dia em Machico, revelou-se um obstáculo difícil de ultrapassar, corrigindo em termos de tempos finais os ganhos do segmento de natação.

Depois de Bruno Freitas ter-se assumido como o principal candidato nos segmentos iniciais de natação e ciclismo, o seu colega de equipa Carlos Nóbrega veio a alcançar a liderança na prova na fase final da corrida, vencendo com autoridade e repetindo a vitória da época passada nesta prova. Com os dois atletas do Ludens nos lugares mais altos do pódio, merece destaque a excelente prova protagonizada por Aurélio Góis, que juntou a vitória no escalão sénior a um novo recorde pessoal nesta distância, contribuindo para que o Ludens colocasse 3 atletas nas 4 primeiras posições absolutas.

João Viveiros, depois de ter acompanhado durante os dois primeiros segmentos o vencedor da prova, viria a quebrar na corrida final, sendo 11º (4º senior). Duarte Teixeira faria a sua estreia na distância olímpica com um bom resultado, sendo 5ª Vet.1 e 21º da geral. Fernando Teixeira concluiria no 3º lugar entre os V2 e 26º da geral, e Bruno Góis, outro estreante nesta distância, terminaria no 28º lugar da geral absoluta. Entre os femininos, Sandra Teixeira seria vencedora dos Vet.1 e 2ª classificada absoluta.

Na prova aberta, destinada aos atletas cadetes e juvenis, e disputada na distância super-sprint, nova vitória para Diogo Nóbrega. Pedro Pereira seria 9º classificado (7º cadete) e Marco Pereira 11º. Entre as senhoras, Vera Mata alcançaria a 4ª posição. Na prova jovem, nos juvenis, Nuno Vieira seria 5, Pedro Lima 6º, Gonçalo Luís 8º e Humberto Marote 11º. Nos iniciados, Tiago Abreu e Rúben Aveiro seriam 6º e 7º, e Bárbara Nóbrega 7ª nos femininos. Em infantis, nova vitória de João Marote, com Afonso Gouveia a realizar uma excelente prova, no 4º lugar. Em femininos, Luna Freitas, Madalena Castro e Inês Pereira seriam 3ª, 4ª e 5ª, respectivamente, Ana Luísa Catanho 13ª, Ana Leonor 15ª e Francisca Caroto 16ª. Nos benjamins, novas vitórias para Nilton Freitas e Oriana Furtado, com Mariana Góis no 5º lugar.

Por escalões, o Ludens Clube de Machico /Ourinvest venceu nos sub-23 masculinos, seniores masculinos, veteranos 1 masculinos, veteranos 1 femininos, cadetes masculinos, infantis masculinos, benjamins masculinos e benjamins femininos. Colectivamente, vitória na competição principal masculina, e na prova jovem, o Ludens alcançou a 2ª posição em ambos os sexos.

No próximo fim-de-semana, a equipa estará representada em duas competições nacionais, através de Diogo Nóbrega e Carlos Nóbrega. No domingo, com a disputa do Triatlo do Ambiente, em Oeiras, e na 2ªFeira no Campeonato Nacional de Aquatlo, a disputar em Coruche. A próxima competição regional será o Duatlo de Santana, a realizar no Faial, no dia 30 de Junho.

Resultados: http://triatlomadeira.com/2013/06/iii-triatlo-olimpico-cidade-de-machico-2013-classificacoes/
Fotos: https://picasaweb.google.com/100508235170713994162/IIITriatloOlimpicoCidadeDeMachico2013#

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin