Realizou-se no passado domingo a 5ª edição do Duatlo da Ponta do Sol, que marcou a estreia competitiva do Triatlo regional na temporada de 2015. Disputado na freguesia dos Canhas, e como sempre com o percurso de ciclismo muito seletivo, mesmo sendo a prova disputada na distância mais curta (super-sprint), a prova deste ano distinguiu-se por uma primeira corrida um pouco mais longa e mais exigente, o que permitiu mostrar algumas ligeiras diferenças no início do ciclismo, o que fragmentou os grupos logo à partida.
O atleta internacional Diogo Nóbrega, esta época a estrear-se no escalão júnior, mostrou vontade em atacar a prova logo de início, chegando isolado à primeira transição, embora com uma margem curta sobre os perseguidores, que acabaria por ser parcialmente perdida com uma transição lenta. Com o forte ritmo imposto pelo líder nas 2 voltas de ciclismo, rapidamente se percebeu que o seu colega de equipa Bruno Freitas (sub-23) não iria conseguir alcançar a frente da prova, com os 2 atletas a realizarem os seus percursos a solo, mas com vantagem para Diogo Nóbrega, que conseguiu aumentar ligeiramente a sua vantagem. Estava então consumada a troca de posições entre os 2 primeiros classificados de 2014, que a última corrida não viria a alterar. Diogo venceu assim de forma categórica o seu primeiro Duatlo a nível absoluto, mostrando estar forte para as primeiras competições nacionais de Triatlo que se avizinham.
Na 4ª posição e com vitória entre os Vet.2, Carlos Nóbrega acabaria por fechar a classificação coletiva da equipa, consumando a primeira vitória coletiva masculina da temporada, com a nota de destaque entre os rookies a ir por completo para Daniel Pegado, ciclista regional no qual a dureza do percurso de ciclismo assentou que nem uma luva, alcançando um vistoso 6º lugar (e vitória no escalão) na sua estreia na modalidade. Grande prova foi também a protagonizada por Gonçalo Luís, na sua primeira participação como cadete, ao alcançar o 2º lugar do escalão e a 10ª posição absoluta. Nuno Vieira seria 20º (5º cadete), Pedro Pereira 21º (4º júnior), Carlos Carichas 29º (3º Vet.2), Marco Pereira 30º (4º Vet.2) e João Daniel Prioste marcou também a sua estreia na modalidade com um bom 31º da geral e 2º lugar no escalão Vet.1.
Seguiram-se dois juvenis com bons desempenhos: Tiago Abreu (32º e 3º juvenil) e Pedro Prioste (33º e 4º juvenil), que prometem uma época de bom nível em 2015. Bruno Góis seria 37º depois dum fim-semana bem intenso (Camp. Nac. Masters de Natação e Grande Prémio Santo Amaro em atletismo) e Fernando Teixeira, limitado por uma lesão, 43º.
Entre as senhoras, Sandra Teixeira venceria nos Vet.1 (9ª da geral) e Carla Neves cumpriria na sua estreia nestas lides, na 12ª posição.
Entre os mais jovens, assistiu-se a um conjunto de bons desempenhos da equipa do Ludens Clube de Machico/El Bom Bom Sport Bar. Nos benjamins, Matilde Olival foi 7ª classificada. Nos infantis, Mariana Góis estreou-se no escalão com um promissor 3º lugar, naquela que foi a chegada mais disputada entre as três atletas presentes no pódio. Nos iniciados masculinos, domínio total de João Marote, com Francisco Ornelas na 8ª posição e Rodrigo Vieira e Augusto Costa nos 11º e 12º lugares. Nos iniciados femininos, boas prestações de Madalena Castro (2ª) e Inês Pereira (3ª). Por equipas, na classificação jovem, o Ludens seria 2º nos masculinos e 4ª nos femininos.
No dia 08 de Fevereiro, disputar-se-á a segunda prova regional da época, o Duatlo BTT do Chão da Lagoa.
Geral por sexos | Clubes | Escalões Jovens | Escalões Clubes