Em homenagem ao triatleta Frederico Andrade, realizou-se no passado sábado mais uma edição do Aquatlo de Câmara de Lobos, cuja prova principal, destinada aos atletas dos escalões cadete, junior, sub-23, senior e veterano, foi constituída por um segmento de cerca de 800 metros de natação e 5500 de corrida. Esta competição encerrava o Campeonato Regional de Aquatlo, depois da disputa das etapas anteriores na Calheta e em Santa Cruz.
Diogo Nóbrega, atleta internacional do Ludens Clube de Machico foi uma vez mais o vencedor, conquistando desta forma o título júnior e absoluto de Aquatlo. Depois de ter ganho uma vantagem ligeira na água sobre Pedro Velosa, ampliou-a logo na fase incial do segmento de corrida, gerindo o resto da prova e vencendo com significativa vantagem. Carlos Nóbrega, desta vez com uma natação bastante abaixo do seu habitual, teve de redobrar o andamento na corrida, recuperando várias posições, até conseguir alcançar sobre a meta o 3º lugar absoluto e a vitória nos veteranos 2. Duarte Martins seria o vencedor entre os seniores e 5º classificado absoluto, enquanto Francisco Luís alcançava a posição seguinte (6º absoluto) e 2º lugar nos cadetes. Gonçalo Luís faria também uma prova equilibrada, sendo 9º absoluto e 4º cadete, com Francisco Viveiros a ser 2º entre os Vet.3 e 19º da geral. Carlos Carichas (24º da geral e 5ª vet.2), Fernando Teixeira (29º da geral e 5ºV2), Pedro Pereira (35º da geral), Frederico Antunes (37º absoluto) e Marco Pereira (39º absoluto) seriam os restantes atletas do Ludens em prova, merecendo destaque a estreia de Flávio Remesso (sénior), que na sua estreia na modalidade, realizou uma corrida final de muito bom nível, mostrando potencial para o futuro.
Nos femininos, Sandra Teixeira seria 2ª classificada nos V1 e 8ª da geral, com Carla Neves a ser 3ª senior e 11ª classificada absoluta.
Por equipas, o Ludens alcançou a sua 11º vitória masculina da época, em outras tantas competições disputadas.
No Aquatlo jovem, assistiu-se a um conjunto de provas bem disputadas e com bons desempenhos gerais dos jovens triatletas do Ludens. Nos benjamins, Joana Carichas alcançou um 8º lugar na sua prova de estreia, e Matilde Olival a 12ª posição. Tomás Remesso marcaria presença no pódio, ao ser 3º classificado entre os benjamins masculinos. Nas infantis femininas, mas uma boa prova de Mariana Góis, ao ser 2ª classificada. Inês Pereira seria 9ª nas iniciadas, enquanto nos masculinos João Nuno Marote alcançaria desta vez o 2º lugar, com Francisco Ornelas no 11º lugar e Rodrigo Vieira no 13º. Já nos juvenis masculinos, Pedro Prioste seria 4º e Tiago Abreu 5º classificados.
Colectivamente, na competição jovem, o Ludens viria a ser 4º nos masculinos e 5º nos femininos.
A próxima competição regional será no próximo sábado o Duatlo Jovem BTT, no Chão da Lagoa, prova que se encontra em atraso (adiada por motivos meteorológicos) destinada apenas aos escalões de iniciados, infantis e benjamins.
Nas próximas semanas, competirão em provas nacionais Diogo Nóbrega (Campeonato Nacional de Aquatlo Júnior) e depois no Campeonato Nacional de Cadetes e Juniores de Triatlo, a disputar em Esposende, novamente Diogo Nóbrega acompanhado por Francisco Luís e Gonçalo Luís.
Resultados e classificações: