No passado domingo, teve lugar no Funchal o último triatlo da época, e penúltima competição de 2015 (em falta fica apenas o Duatlo BTT de Santana, a realizar a 11 de Outubro). Disputado na distância olímpico, e realizado num percurso totalmente plano e com ótimas condições, a prova era propícia à obtenção de bons registos finais. Foi o que veio a acontecer, com a grande maioria dos atletas do Ludens Clube de Machico a realizarem excelentes provas.
Na competição principal, disputada na distância olímpica (1500 metros de natação, 40 Km de ciclismo e 10 Km de corrida), o Ludens esteve representado por 10 atletas (8 masculinos e 2 femininos). Diogo Nóbrega foi o grande vencedor da competição, com um tempo final de 1h56m47s, o seu primeiro registo abaixo das 2 horas. Carlos Nóbrega foi outro dos atletas em destaque, com um excelente segmento final de corrida, terminando na 2ª posição e vencedor entre os Vet.2, com 2h01m51s. Duarte Martins, que competiu doente, demonstrou as suas debilidades de ocasião apenas na corrida final, garantindo desta forma a vitória no circuito regional da temporada. Carlos Carichas viria a terminar no 17º lugar absoluto, Pedro Pereira no 19º (2º júnior), Fernando Teixeira no 20, Marco Pereira no 23º e Frederico Antunes no 24º, quase todos eles com novos recordes pessoais na distância.
Entre as senhoras, otimas provas de Sandra Teixeira (2ª absoluta e vencedora V1) e de Carla Neves (4ª absoluta e 2ª sénior), com os tempos finais de 2h46m08s e 2h53m15s, respetivamente. Coletivamente, o Ludens venceu uma vez mais nos masculinos.
Na distância super-sprint, novamente excelente desempenho dos atletas de Machico. Francisco Luís, após uma excelente recuperação nos segmentos de ciclismo e de corrida, venceu com grande brilhantismo no sprint final a prova mais curta. Gonçalo Luís seria 4º classificado, os gémeos Aurélio e Bruno Gois 6º e 9º, e José Manuel Mendonça, atleta de Paratriatlo, faria uma excelente estreia nesta modalidade.
Finalmente, nos escalões jovens, mais resultados de destaque para os triatletas do Ludens. Mariana Góis (infantil) e João Marote (iniciado) seriam os mais fortes dos respectivos escalões. Tomás Remesso (benjamim) e Luna Freitas (iniciada) seriam outros dois atletas no pódio, ao alcançarem um vistoso 3º lugar. Matilde Olival será 3ª nos benjamins, e Joana Carichas, a fazer a sua estreia nos Triatlos, alcançaria a 12ª posição. Inês Pereira também terminaria num bom 5º lugar nas iniciadas, enquanto Tiago Abreu e Pedro Prioste seriam 4º e 5 classificados nos juvenis masculinos. Nas equipas jovens, o Ludens viria a ser 4º nos masculinos e 5º nos femininos.
Resultados e classificações: https://triatlomadeira.com/2015/09/diogo-nobrega-e-ana-pinto-sagram-se-campeoes-regionais-de-triatlo-apos-vitoria-no-triatlo-olimpico-do-funchal/
Fotos (Aurélio Góis): https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1127197140641546.1073741950.786890171338913&type=3&pnref=story