MARIANA GÓIS, JOÃO MAROTE E MARIANA VARGEM CONQUISTAM PÓDIOS NACIONAIS NO TRIATLO DA AMORA

Mariana Gois 2

Mariana Gois 2A equipa jovem do Ludens Clube de Machico/Máxima Dinâmica participou no passado sábado no Triatlo da Amora, prova do Campeonato Nacional Jovem, organizada pela Federação de Triatlo de Portugal.

Com uma equipa de 6 atletas (1 infantil, 1 iniciado e 4 juvenis), os resultados superaram as expectativas, com a conquista de 3 pódios (2 vitórias e um 2º lugar), entre outras prestações de bom nível.

Mariana Vargem foi a melhor atleta juvenil da prova aberta, de observação e seleção para o Europeu Youth, vencendo simultaneamente a 1ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo para Juvenis e sendo segunda classificada absoluta da prova, apenas batida ao sprint por Gabriela Ribeiro, atleta internacional do escalão superior (cadete). Depois de concluir o segmento de natação bem colocada e com uma diferença curta para as líderes da prova, rapidamente a triatleta madeirense recuperou o atraso, integrando o grupo da frente logo na 1ª volta de ciclismo. Na transição para a corrida, desde cedo Mariana Vargem e Gabriela Ribeiro assumiram a liderança, alternado as posições ao longo dos 2 Km de corrida finais. Depois de várias tentativas e mudanças de ritmo da atleta cadete do Alhandra, 5ª classificada na Taça da Europa de Quarteira, Gabriela Ribeiro viria a conseguir garantir apenas a vitória na entrada para a meta, com Mariana Vargem a cortar a meta com mais 2 segundos. A triatleta do Ludens reforçou assim a sua candidatura ao Campeonato da Europa Youth de Triatlo, depois da vitória na 1ª prova de apuramento, em Altura.

João Nuno Marote (iniciado), em estreia em competições nacionais no continente, também esteve em excelente nível, depois de sair na 3ª posição da água, subindo ao 2º lugar no ciclismo, e terminando a recuperar tempo para o líder da prova no segmento final de corrida, insuficiente no entanto para chegar à vitória.

Mariana Góis (infantil), também no seu baptismo a nível nacional, viria a ser a grande surpresa do dia, com uma prova irrepreensível, vencendo de forma brilhante a sua prova (3ª a sair da água, 2ª no final do segmento de ciclismo e 1ª na meta).

Ibrahim Gama, Pedro Prioste e João Ramalho realizaram boas prestações num escalão muito competitivo (juvenis masculinos, com quase 100 atletas participantes), sendo respectivamente 10º, 11º e 36º classificados.

Por equipas, e com apenas 6 atletas em prova, o Ludens logrou alcançar a 8ª posição entre 29 clubes participantes.

Resultados: https://triatlomadeira.com/2016/04/ludens-de-machico-em-bom-plano-no-triatlo-jovem-de-amora/