LUDENS NO ARRANQUE DA ÉPOCA DE ORIENTAÇÃO

Participação no MOM – Taça FPO Madeira

O Ludens Machico apresentou-se com catorze atletas na 9ª Edição do Madeira Orienteering Meeting (MOM), decorrido no fim de semana de 7 e 8 de janeiro, sob organização do Clube Aventura da Madeira em parceria com a Associação de Orientação da Madeira. Este evento contou com duas etapas a contar para a Taça FPO Madeira de Orientação Pedrestre, efetuadas com os mapas dos Terreiros e Montado do Pereiro, dando-se assim o arranque da época 2017 para a Orientação regional.

Em termos de classificação final, uma nota de relevo para às vitórias dos finlandeses Tuomo Istolahti (Kangasala SK) no escalão Elite Masculino e Tiia Miettinen (MS Parma) no escalão de Elite Feminino, que venceram facilmente esta competição.

No que concerne aos atletas do Ludens, destacam-se as estreias de Emanuel Barreto, Tiago Gil e Inês Fernandes no escalão Elite e o regresso de Rui Alves à orientação após um ano sem competir.

Retirando a participação dos atletas estrangeiros, que não pontuam para o ranking regional, evidenciamos o segundo lugar de Paula Rodrigues em Elite Feminina, em ambas as etapas da prova, e o terceiro lugar de Tiago Gil em Elite Masculino, na primeira etapa, já que este atleta não pôde comparecer no segundo dia de prova em virtude de ter participado no Trail de São Jorge. Emanuel Barreto também em Elite, estreia-se com um oitavo lugar na primeira etapa e nono na segunda. Por sua vez, Inês Fernandes, faz uma boa estreia no escalão elite feminina ficando em quarto lugar em ambas as etapas.

Nos restantes escalões, destaque para os segundos lugares de Rui Alves (H21A) e Miguel Nóia (H35), no primeiro dia de prova. Também, em H20, Filipe Fernandes foi segundo na etapa de domingo. Afonso Fernandes, por sua vez, venceu a primeira etapa e foi segundo na etapa de domingo. No escalão H21A, tivemos ainda a participação de Patrício Lopes (4ºlugar), José Pedro (6ºlugar), Márcio Gouveia (7ºlugar), Toni Silva (8ºlugar), em ambas das etapas, e Lino Alves (10ºlugar), na segunda etapa. Domingos Nóia, em H45, foi oitavo.

A próxima prova da Taça FPO Madeira será o Madeira Orienteering Festival, sob organização do Clube de Montanha do Funchal, e realiza-se entre 10 e 12 de fevereiro.

Participação no XV MOC – Taça de Portugal Pedestre

O Ludens participou com 4 atletas na primeira prova da Taça de Portugal de Orientação Pedestre, realizada na Lagoa de Ervideira, em Leiria, no passado fim de semana. Tivemos a participação dos irmãos Fernandes, Afonso no escalão H16 e Filipe no escalão H20, Paula Rodrigues em D21A e Domingos Noia em H21B.

O mapa da prova abrangeu sobretudo zona de pinhal com alguns pormenores de relevo e vegetação o que dificultou a orientação pelas referencias do terreno.  Dadas as características do mapa, que são muito diferentes dos mapas da Madeira, e as baixas temperaturas, os atletas do Ludens não obtiveram os resultados esperados. Mesmo assim todos terminaram ambas as etapas sem missing points, ficando Afonso Fernandes (H16) e Filipe Fernandes (H20) em decimo segundo nos seus escalões; Paula Rodrigues (D21A) em decimo e Domingos Nóia (H21B) em sétimo no somatório das duas etapas.

O Ludens marcará novamente presença na próxima prova da taça de Portugal de Orientação Pedestre, “Beira Litoral “O” Meeting”, a ter lugar em Coimbra nos dias 18 e 19 de fevereiro. 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin