Ludens Clube de Machico/ Máxima Dinâmica consegue um excelente 3º Lugar na 43ª Edição da Volta à Madeira em Bicicleta

Decorreu no passado fim de semana, 27,28 e 29 de Julho a 43 Edição da “Clássica, bela e dura”, Volta à Madeira em Bicicleta, organizado pela Associação de Ciclismo da Madeira. A primeira etapa teve início no nosso concelho de Machico, em frente à câmara Municipal e teve como principais dificuldades a passagem pelo Cortado de Santana, subida de S. Jorge e por fim a Lombada, na Ponta Delgada, acabando a Etapa em frente à Camara Municipal de S. Vicente. Nesta Dura etapa já se definia praticamente a classificação geral, dada a dureza da etapa, os mais fortes ganhavam tempo e os mais fracos perdiam já imenso tempo para os da frente.
Após a partida em Machico o pelotão manteve-se ainda numeroso até a primeira rampa após a ponte do faial, onde os da frente impuseram um ritmo forte e o pelotão ficou partido. Francisco Luís e Bruno Freitas (LCM) juntavam-se a Duarte Freitas (CSM) e uniram esforços, chegando a Felix Waschkewitz também (CSM). Este quarteto ganhou vantagem para. Na frente seguiam 6 ciclistas onde incluía o camisola Amarela Carlos Gomes da equipa (Viveiros Vítor Lourenço), cedido ao (q10). A dura subida de S. Jorge fez com que um dos colegas de grupo (Felix) não aguentasse o ritmo imposto e seguiram os 3 elementos compostos pelos 2 ciclistas do (LCM). Na chegada a S. Vicente Bruno Freitas seria 7º à geral, Francisco Luís 9º a 4 segundos do seu colega de equipa. Pedro Prioste cortava a meta na 19º Posição acompanhado também por Gonçalo Luís 20ª Posição (cedido do Clube Operário Desportivo da Lagoa-CDOL ao Ludens).
Frederico Antunes algo azarado saiu de estrada na descida das cabanas, acabando por furar a roda de trás, perdendo algum tempo e sendo obrigado a acabar a etapa numa Bicicleta que não era a sua.
João Prioste cortava na 28º posição e Frederico Antunes na 34ª Posição.
Por equipas o Ludens acabaria assim por cortar na 3ª posição por equipas.
A 2ª etapa teve inicio em S. Vicente acabando nos Prazeres, teve a dura subida da Santa como principal dificuldade do dia. Os ciclistas do Ludens defenderam-se bem e mantiveram as suas posições na geral, Pedro Prioste perdia algum tempo no seu escalão para os mais diretos adversários, ficando nesta 2ª etapa em 3º mos Juniores. Francisco Luís perdia também algum tempo para o seu forte concorrente nos sub-23, Marco Vieira (Clube Naval do Seixal) que mostrava estar em grande forma e andava mesmo nos lugares da frente. Bruno Freitas aumentava a liderança no Escalão de Elites, muito em conta da falta de alguns dos principais e mais fortes ciclistas nesse escalão.
Na 3ª e última etapa, teoricamente mais fácil do que as anteriores, mas que ao mesmo tempo, apesar do terreno menos acidentado o nível elevado imposto pelo grupo da frente no circuito do Funchal. Este circuito constituído por 7 voltas, continha a subida do Infante que fez com que muitos não aguentassem o grupo da frente. Bruno Freitas, Francisco Luís e Gonçalo Luís mantiveram-se no grupo da frente até a última volta das 7, o que os fez manter a posição da geral. Pedro Prioste foi uma das vítimas deste percurso, não aguentando o ritmo elevado dos da frente acabou por perder mais algum tempo para os seus diretos adversários que estavam inseridos no primeiro grupo. Pelo que, no fim das contas o imenso tempo que ganhou ao Pedro Sousa (Clube Naval do Seixal), acabaria por perdê-lo na 2ª e 3ª etapa.
No final as Classificações finais foram: 7º Lugar para Bruno Freitas (1º Elites), 8º Lugar para Francisco Luís (2º Sub-23), Gonçalo Luís acabaria em 14º lugar da geral (3º sub-23), Pedro Prioste no 21º lugar (3º Júnior), João Prioste na 28º Posição (9º Master 40) e Frederico Antunes na 35º Posição (8º nos Masters 30).
No Final o Ludens conseguiu um excelente 3º Lugar por Clubes.
Agradecemos a todos aqueles que nos apoiaram no decorrer dos 3 dias de prova.
Link para os resultados:
https://www.acmadeira.pt/index.php/competicoes-2016/calendario/icalrepeat.detail/2018/07/27/131/-/43-volta-madeira-em-bicicleta