Ludens no Campeonato Nacional de Biatle

Realizou-se no dia 17 de junho, na cidade de Abrantes no Aquapolis Margem Norte o Campeonato Nacional de Biatle, organizado pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, com o patrocínio da Union Internationel de Pentathlon
Moderne (UIPM). Esta prova contou também como a Etapa #4 do Circuito Portugal Tour 2018 Biatle (outdoor).
A prova contou com a presença de mais de uma centena de aletas. O Ludens Clube de Machico fez-se representar pelos atletas Mariana Vargem, Francisco Luís, Gonçalo Luís e João Marote.
No passado domingo os madeirenses do Ludens Clube de Machico foram de “outra galáxia” ao dominarem por completo as provas dos respetivos escalões, num dia em que as temperaturas sentidas eram altíssimas.
João Marote em Sub-17 dominou do princípio ao fim, efetuado os 1200 metros de corrida, os 200 metros de natação e os 1200 metros de corrida em apenas 10:37,26.
Mariana Vargem em Sub-19 simplesmente “pulverizou” a concorrência vencendo inclusivamente os atletas masculinos do seu escalão, percorrendo os 1600 metros de corrida, os 200 metros de natação e os 1600 metros de corrida em 13:43,71.
Francisco Luís e Gonçalo Luís em Juniores, dominaram juntos o primeiro segmento de corrida e o segmento de natação. No terceiro segmento de corrida Francisco Luís continuo a liderar, mas o seu irmão Gonçalo Luís acusou
o cansaço de uma prova de atletismo realizada no dia anterior, deixando assim o atleta Diogo Matias do Évora Pentatlo Clube passar para a frente. A prova composta por 1600 de corrida, 200 metros de natação e por 1600 metros de corrida terminou com a vitória de Francisco Luís, que assim conquistou o titulo de Campeão Nacional de Biatle em Juniores com o tempo de 12:42,74. Gonçalo Luís subiu ao terceiro lugar do pódio nacional também em Juniores com o tempo de 12:53,61.
Estes resultados e os da prova de Biatle realizada à semanas atrás em Machico demonstram o grande potencial dos atletas madeirenses neste formato competitivo do Pentatlo Moderno.